Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

13/09/2015 às 12h41m - Atualizado em 13/09/2015 às 17h15m

Eleição para Conselho Tutelar acontece em outubro, veja importância do órgão

Em Timbaúba, a eleição será realizada no Colégio Cenecista e serão eleitos cinco Conselheiros Tutelares. Saiba quem são os candidatos.

No próximo dia 4 de outubro ocorrerá o primeiro processo de escolha dos membros do conselho tutelar com data unificada em todo o território nacional. O órgão é responsável por exercer a função de zelar pela garantia e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Em Timbaúba, a eleição será realizada no Colégio Cenecista das 08 às 17 horas do dia 4 de outubro, e serão eleitos cinco membros titulares para o Conselheiro Tutelar, e cinco conselheiros suplentes. O mandato dos eleitos terá duração de quatro anos e a posse será no dia 10 de janeiro de 2016. O processo de escolha dos conselheiros será feito por votação direta, secreta, e facultativa, pelos cidadãos com domicílio eleitoral no município de Timbaúba. Sob a fiscalização do Ministério Público e do Conselho Municipal de Defesa dos Diretos da Criança e do Adolescente (COMDICA). Qualquer cidadão maior de 16 anos e com título de eleitor poderá participar do processo.

A Comissão Eleitoral é composta pelos seguintes membros: Katiane Galvão (Presidente), Valmir Cosme, Maria Suzanderley e José Marcos.

No município de Timbaúba 19 candidatos disputam as cinco cadeiras disponíveis. Sendo que dos atuais conselheiros, três concorrem a reeleição, Maria das Dores da Silva (Dora de Izailton), José Cristianildo Bezerra de Mendonça (Neguinho da Eletromóveis), Josemar Cavalcanti de Oliveira (Mago da Rifa), e dois apoiam o cônjuge. Robson Alenssadro da Silva (Robson do Trânsito), apoia Tamyres Dayse Barbosa da Silva, Já Itânia Dias Araújo (Itânia de Billy), apoia Severino Pereira de Araújo.

Conheça os candidatos de Timbaúba e seu respectivo número oficial.

Número

Oficial

Nome do Candidato Apelido Válido
01 Tamyres Dayse Barbosa da Silva Tamyres de Robson da Auto Escola
02 Edileide Estevão da Silva Edileide
03 Maria das Dores da Silva Dora de Izailton
04 Géssica Cristine Alves da Silva Gessica
05 Roberval Porfírio da Silva Val
06 Paulo Roberto Bezerra da Silva Paulo Caldeirão
07 Sergio Batista da Silva Sérgio Batista
08 Josimar Bento da Silva Mar
09 José Cristianildo Bezerra de Mendonça Neguinho da Eletromóveis
10 Jonas Barbosa Batista Jonas da Academia
11 José Edson Cruz Edson Massagista
12 Josemar Cavalcanti de Oliveira Mago da Rifa
13 João Firmino Souza do Nascimento Mino
14 João Virgínio da Silva Neto João Neto
15 Carlos Roberto de Vasconcellos Dutra Carlão
16 Alessandro Faustino de Souza Ligeirinho
17 Luiz Fernando Bernardo da Silva Luiz Fernando
18 Severino Pereira de Araújo Billy de Itânia
19 Luiz Claudio Alves Farias Lula

Participação da sociedade é de extrema importância

Os Conselhos Tutelares são órgãos permanentes e autônomos, eles são encarregados por zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente, de acordo com Resolução 170/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), por isso, é de extrema importância a participação da sociedade no processo de escolha de seus representantes nos Conselhos Tutelares.

A unificação das eleições é uma determinação da Lei 12.696 que ocorreu em 2012 e alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Na época, a CNM elaborou uma Nota Técnica nº13/2012 com orientações de adequação de suas leis municipais e processos eleitorais em curso. Com a nova determinação, os Municípios tiveram que se adaptar as regras estabelecidas.

A nova lei também traz mudanças referentes aos benefícios e duração do mandato dos conselheiros tutelares. O texto amplia de três para quatro anos o mandato dos membros dos Conselhos. Outra alteração é que os conselheiros passaram a ter direito a licenças maternidade e paternidade, cobertura previdenciária, gozo de férias anuais remuneradas acrescidas de um terço do salário e gratificação natalina. Já os direitos sociais dos conselheiros tutelares foram mantidos.


Timbaúba Agora com informações de Katiane Galvão

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias