Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

24/09/2022 às 15h41m - Atualizado em 26/09/2022 às 11h35m

IMIP convoca sociedade a doar órgãos

O coordenador da Unidade Geral de Transplantes do IMIP, Amaro Medeiros, reforça a importância de toda a sociedade estar comprometida com a doação.

hospital_imip

Neste mês, a campanha Setembro Verde mobiliza diversas ações de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Por mais um ano, o IMIP, unidade filantrópica 100% SUS e maior centro de transplantes do Norte e Nordeste do Brasil, se junta ao movimento e convoca a sociedade a se tornar doadora. Os desafios ainda são grandes e, entre eles, estão a rejeição das famílias em doar, o desconhecimento sobre o assunto e o curto tempo entre a retirada do órgão e sua implantação.  
 
O coordenador da Unidade Geral de Transplantes do IMIP, Amaro Medeiros, reforça a importância de toda a sociedade estar comprometida com a doação. "Atualmente, no país, são 50 mil pacientes precisando de transplante. A grande maioria necessita de rim ou de córnea. O IMIP, centro transplantador de excelência, convoca a sociedade a continuar ajudando essa população. Não existe transplante sem doação. Exerça seu direito de ser solidário. Doe órgãos", diz o médico.  
 
Para marcar o Setembro Verde, o IMIP realizará, nesta segunda-feira (26), a partir das 8h, a abertura da Semana de Conscientização da Instituição com uma vasta programação. Na Praça da Santa, haverá distribuição de lacinhos verdes e folders sobre a importância do tema, ações com voluntários, e apresentação musical. Já na terça-feira (27), das 08h às 12h, o Espaço Ciência e Cultura do IMIP irá sediar um simpósio com foco no tema que contará com a participação de nomes importantes da área. Ao longo da semana haverá ainda a presença do Hemope no IMIP, no dia 28, e do Redome, no dia 29, para estimular a doação de sangue e de medula óssea, respectivamente.  
 
Em 2021, o IMIP realizou 364 transplantes. Até agosto de 2022 foram 163. Também em agosto deste ano, atingimos a marca de mil transplantes de córnea realizados na Instituição (veja abaixo a tabela com o número de transplantes realizados no IMIP).
 
“Somos a maior referência em Pernambuco e chegamos a essa posição graças a todo o acesso com qualidade que dedicamos à população que procura a nossa Instituição”, comentou a Superintendente-Geral do IMIP, Tereza Campos.  
 
O país tem o maior programa público de transplantes e uma das mais rigorosas legislações do mundo, tendo como diretrizes a gratuidade da doação, a beneficência em relação aos receptores e a não maleficência em relação aos doadores vivos. Essa legislação estabelece também garantias e direitos aos pacientes que necessitam destes procedimentos e regula toda a rede assistencial através de autorizações de funcionamento de equipes e instituições. Ainda assim, o Brasil ainda registra uma grande quantidade de pessoas em lista de espera para receber um órgão.
 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias