27/09/2021 às 21h31m - Atualizado em 28/09/2021 às 12h33m
Igrejas terão que exigir vacina ou teste de covid-19 em cultos e missas com mais de 300 pessoas em Pernambuco
A nova regra consta em um decreto assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB) e publicado nesta segunda-feira (27) em edição extra do Diário Oficial de Pernambuco
A partir desta segunda-feira (27), igrejas e templos cujas celebrações religiosas contem com a presença de mais de 300 pessoas deverão exigir a apresentação dos comprovantes do esquema vacinal e/ou resultados negativos dos testes para covid-19. A nova regra consta em um decreto assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB) e publicado nesta segunda-feira (27) em edição extra do Diário Oficial de Pernambuco.
A medida ainda será regulamentada por uma portaria conjunta das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Saúde. Apesar disso, a exigência já está em vigor.
Além disso, as celebrações presenciais, sem aglomeração, em igrejas, templos e demais locais de culto podem ocorrer das 5h à 1h, em qualquer dia da semana.
Até então, as igrejas poderiam funcionar com público de até 300 pessoas, sem a necessidade de comprovação de vacinação. Essa possibilidade continua em vigor, com a mudança valendo apenas para público superior ao estabelecido.
Para Alberto Freitas, presidente da Convenção Batista de Pernambuco, a medida é positiva e permitirá um retorno dos fiéis aos templos. Além disso, ele destacou que a medida é coerente, já que está sendo aplicada a diversos setores da sociedade.
"Para cultos com um número maior de pessoas, nós temos agora essa necessidade, tanto para igrejas como para teatros, clubes, cinemas. A exigência está sendo uniforme para todos os tipos de ajuntamentos de pessoas. Então, entendemos que faz parte dessa necessidade e é um passo que é dado para um retorno ao normal nas atividades, incluindo das igrejas", afirmou.