Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

28/09/2019 às 09h24m - Atualizado em 28/09/2019 às 10h07m

Operação 'Mata Atlântica em Pé' divulga balanço das ações de combate ao desmatamento realizadas nesta semana em Pernambuco

A operação de combate ao desmatamento foi realizada na Reserva de Vida Selvagem Mata de Água Azul em Timbaúba e no Parque Estadual Mata do Zumbi no Cabo de Santo Agostinho.

desmatamento-xixa

Depois de quatro dias de trabalho articulado, os órgãos que integram a Operação Mata Atlântica em Pé 2019 apresentaram, na manhã desta sexta-feira (27), um balanço das fiscalizações realizadas no entorno do Parque Estadual Mata do Zumbi (no Cabo de Santo Agostinho) e da Reserva de Vida Selvagem Mata de Água Azul (que se estende pelas cidades de Timbaúba, Vicência e Macaparana). No total, os órgãos mobilizaram, desde segunda (23), 80 técnicos para fiscalizar 51 hectares de área desmatada. As irregularidades identificadas geraram um total de 12 autuações, com um valor de R$ 55 mil em multas; 20 construções irregulares em área de proteção ambiental foram demolidas e outras nove foram embargadas, ou seja, qualquer nova obra nessas construções está proibida.

O resultado dessa semana de trabalho foi muito exitoso e terá desdobramentos futuros, porque os relatórios de vistorias elaborados pelos órgãos ambientais serão remetidos às Promotorias de Justiça nesses municípios para a adoção das medidas cabíveis para responsabilizar os infratores. Mas a mensagem principal que nós queremos deixar para a sociedade é a articulação em torno da preservação dos fragmentos de Mata Atlântica que ainda resistem no Estado de Pernambuco. Esse ecossistema é muito importante e precisamos que o público seja nosso parceiro nas ações de preservação contra os impactos ambientais”, afirmou o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, André Felipe Menezes, que coordena a Operação Mata Atlântica em Pé no Estado de Pernambuco.

A coordenadora de Fiscalização Ambiental da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Silva Valdevino, destacou os principais focos da operação. Nos dois primeiros dias, a área do entorno da Mata do Zumbi passou por fiscalização, com foco especial na ocupação irregular da zona de preservação por construções. Já na quarta e quinta-feira, o foco foi a Reserva Mata de Água Azul, onde a maior ameaça à Mata Atlântica é a supressão vegetal para o plantio de bananeiras.

A Operação contou com o trabalho conjunto do Ministério Público de Pernambuco (MPPE); da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH); do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama); da Secretaria de Defesa Social (SDS) através da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma) e da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma); das Prefeituras do Cabo de Santo Agostinho e de Timbaúba; e do Complexo Portuário de Suape.

Histórico — tendo se originado no trabalho do Ministério Público do Paraná, esta é a terceira edição da Operação Mata Atlântica em Pé, sendo a segunda vez que a iniciativa é realizada em âmbito nacional. No ano passado, 15 estados brasileiros participaram da ação, que confirmou o desmatamento de 5.285 hectares de florestas.

Leia mais sobre a Reserva de Vida Selvagem Mata de Água Azul 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias