Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

08/10/2021 às 07h17m - Atualizado em 08/10/2021 às 07h38m

Dia do Nordestino é comemorado nesta sexta-feira (8)

O dia homenageia a diversidade cultural do Nordeste

agora_nordeste

www.agoranordeste.com.br Sempre enaltecendo e divulgando a rica cultura nordestina para o Brasil e para o mundo, também deixando você bem informado.

Dia do Nordestino é comemorado anualmente em 8 de outubro, no Brasil. Esta data homenageia toda a diversidade cultural e folclórica típica da região Nordeste do Brasil.

O Nordeste é possuidor de enorme valor social histórico e cultural para o nosso país. As crenças, artes, costumes, literatura, danças e hábitos formaram uma das mais bonitas e diversificadas manifestações culturais deste imenso Brasil. Dentre elas as festas juninas, a poesia de cordel, o maracatu, frevo, artesanato, a culinária, a capoeira e a cultura afrobrasileira.

Nas artes cênicas e na música destaques para os nordestinos: Luiz Gonzaga, o rei do baião, Jackson do Pandeiro, Dorival Caymmi, Chico Anysio, Arlete Salles, Caetano Veloso, Aguinaldo Silva, Carlinhos Brown, Reginaldo Rossi, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Dominguinhos, Marco Nanini, Elba Ramalho, Fabiana Karla, Pitty. Gilberto Gil, Chico César, Ivete Sangalo, Fagner, Alceu Valença, Alcione, Lazaro Ramos, José Wilker, Wagner Moura e outros.

Origem do Dia do Nordestino

A criação desta data é uma homenagem ao centenário do poeta popular, compositor e cantor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré (1909 - 2002).

O Dia do Nordestino foi oficializado com a lei nº 14.952, de 13 de julho de 2009, na cidade de São Paulo, região com a maior concentração de nordestino em todo o país (com exceção do próprio Nordeste, obviamente).

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias