Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

11/10/2017 às 23h14m - Atualizado em 10/04/2018 às 08h47m

Timbaúba: Escola cinquentenária pode ser fechada e moradores de Xixá protestam em frente à prefeitura do município

Pais e estudantes ficaram sabendo desta informação em pleno mês das crianças. Aproximadamente 50 pequenos alunos deixarão a zona rural e terão que se deslocar para estudar na cidade.

protesto_xixa

Outras informações sobre Timbaúba clique no link: https://goo.gl/eFVsEf

Um fato lamentável está prestes a acontecer no município de Timbaúba nos próximos dias. A Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, localizada na comunidade de Xixá, na zona rural, poderá encerrar as atividades nos próximos dias.

Devido a essa atitude da Prefeitura de Timbaúba, aproximadamente 80 pessoas, entre moradores e alunos, foram para frente da sede do poder executivo pedir explicação ao prefeito Ulisses Felinto. De acordo com informações, os pais dos alunos chegaram a conversar com o prefeito sobre o possível fechamento da escola. Ele alegou que o prédio já foi assaltado diversas vezes e que o município futuramente irá reformar o local.

Vários pais e mães relataram que isso irá prejudicar bastante o andamento escolar de crianças de diversas idades. E que as crianças teriam que estudar na zona urbana, distante vários quilômetros de suas casas. A escola existe na localidade há mais de 50 anos e por lá estudaram centenas de moradores que ainda residem em Xixá e que já foram embora da comunidade. A escola conta atualmente com aproximadamente 50 alunos.

protesto-xixa

Os protestantes também desfilaram por várias ruas e avenidas da cidade mostrando a todos a indignação. Cartazes com dizeres: "Precisamos de soluções e não mais problemas", "Fechar não, vigilância sim!", "A escola de Xixá não pode fechar", "Da minha escola ninguém me tira", "A luta é da comunidade" e "Xixá resiste", também foram exibidos a população timbaubense. 

Logo assim que ficaram sabendo do possível fechamento da escola, vários moradores se uniram e procuraram pelos seus direitos. A organização do protesto ficou por conta de João Marcelo, professor e assessor da vereadora Balazinha (PDT). Professor Marcelo realizou uma reunião com moradores da comunidade no último domingo (8), onde na oportunidade conversou com vários pais de alunos e professores da escola sobre a situação.

Uma frase muito importante foi dita por Pitágoras, um filósofo e matemático grego, que é "Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos". Todo esforço e investimento em educação é uma atitude que vale a pena. Tomara que o prefeito e secretaria de educação revejam essa ação e mudem de ideia se baseando nesta frase para que sejam formados bons cidadãos timbaubenses.

Secretária de Educação diz que a escola não será fechada

gilvanete_dias-secretaria_de_educacao

Em vídeo divulgado nas redes sociais, a secretária municipal de educação, Gilvanete Dias, diz que a Escola Nossa Senhora de Fátima não será fechada, e sim, passará por um processo de licitação para uma grande reforma. Segundo a gestora, a escola precisa melhorar e ficar mais segura para que possa dar mais diginidade aos estudantes da comunidade. No vídeo, a secretária diz ainda que os alunos serão tranferidos para a escola urbana mais próxima, a Elvira de Albuquerque Maranhao, em Araruna, e que a gestão do município não tem a intensão de fechar nenhuma unidade de ensino.

Reginaldo Silva/Renato Melo

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias