Black Friday Ubannet

11/10/2019 às 10h55m - Atualizado em 11/10/2019 às 21h55m

Trabalho infantil, Brasil não cumprirá promessa de erradicar até 2020

Procurador do Ministério Público do Trabalho Infantil alerta sobre a importância da proteção integral e atenção prioritária às crianças

trabalho_infantil

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que  o Brasil tem 2,4 milhões de crianças e adolescentes, entre cinco e 17 anos, trabalhando. A atuação desses jovens está presente nas mais diversas áreas como a agricultura, pecuária, comércio, domicílios, ruas, construção civil, entre outras situações. Em Pernambuco, estima-se que existe cerca 123 mil deles em situação de vulnerabilidade. 

Durante entrevista ao programa CBN Recife, o procurador do Ministério Público do Trabalho Infantil, Leonardo Osório, destacou que o Brasil se comprometeu, perante a comunidade internacional, em erradicar o trabalho infantil até 2020, mas que não vai conseguir cumprir a promessa. “Estamos muito longe disso. Existem avanços nos últimos anos, ocorreu uma redução, de fato, no número de crianças e adolescentes trabalhando de forma irregular no nosso país, mas o número ainda é bastante elevado”, alerta o procurador. 

Na ocasião, ele ainda chamou atenção da 7ª edição da Marcha  Pernambuco Contra o Trabalho Infantil, que será realizada nesta quinta-feira (10), com concentração prevista para às 13h30 no Parque Treze de Maio. “Ela visa chamar a atenção de todos, da imprensa, dos governantes, da sociedade para a importância de combater o trabalho infantil, a importância do artigo 227 da Constituição Federal, que determina que a criança deve ter proteção integral e atenção prioritária do estado e da sociedade”, explica Osório. 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias