Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

17/10/2016 às 11h09m - Atualizado em 17/10/2016 às 11h19m

Em Recife, católicos participam de ato na orla e ajudam crianças com microcefalia

Caminhada começou às 8h deste domingo (16), em Boa Viagem, no Recife. Durante a ação 'Diga Sim à Vida', Igreja coletou fraldas e leite para bebês.

Caminhada Diga Sim à Vida começou na manhã deste domingo (16), em Boa Viagem
Do G1PE - Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Católicos participaram, neste domingo (17), de uma caminhada na orla de Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana. O evento foi promovido pela Arquidiocese de Olinda e Recife, que aproveitou o evento para arrecadar fraldas do tamanhgo G e leite para famílias de crianças com microcefalia.

Logo cedo, o público começou a chegar à Praia de Boa Viagem para a concentraçã, nas proximidades do Edifício Castelinho. Esta foi a 10ª Caminhada Arquidiocesana ‘Diga Sim à Vida’. Um caminhão foi posicionado na avenida para receber os donativos. Muitas pessoas foram para a orla com camisetas produizadas para o evento. O dinheiro arrecadado com a venda dos kits, que custam R$ 25, será doado para ajudar as famílias dos bebês com a mlaformação.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu a abertura do evento. Durante o ato inicial, 15 mulheres da União de Mães de Anjos (UMA), que luta pela melhoria de tratamento das crianças com a malformação, estavam presentes. Os dez bispos do Estado também participaram da caminhada. Quatro trios elétricos estão animando o público.

Estatísticas

Um ano após o início das investigações dos casos de microcefalia no Brasil, o país tem 2.033 casos confirmados da malformação. As informações são do Ministério da Saúde e se referem aos dados contabilizados até dia 8 de outubro deste ano.

Neste mesmo período, 486 mortes são suspeitas e podem ter ligação com a infecção por zika e a microcefalia. Dentre esses registros, 170 óbitos tiveram confirmação de que foram causados pela malformação e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 96 foram descartados.

Além dos casos comprovados de microcefalia, 3.055 casos ainda são investigados pelos estados e pelo Ministério. Desde o início dos registros, 9.814 casos foram notificados - destes, 4.726 foram descartados. Apenas 381 pacientes com confirmação de microcefalia tiveram a comprovação por critério laboratorial específico para a existência do vírus da zika.

Estes mais de 2 mil casos confirmados pelo Governo Federal ocorreram em 688 municípios, localizados em todos os estados e no Distrito Federal. O estado de Pernambuco ainda é o mais afetado, com 389 registros confirmados, seguido pela Bahia e Paraíba, com 319 e 181 casos, respectivamente.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias