Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

24/10/2018 às 08h54m

Polícia Civil inaugura nova sede do Laboratório de Combate à Lavagem de Dinheiro

A inauguração do novo equipamento acontece nesta quarta-feira (24) a partir das 11h

policia_civil_pbDo JC Online

A partir desta quarta-feira (24), o Laboratório de Combate à Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil de Pernambuco terá uma nova sede. Funcionando dentro da Diretoria de Operações Estratégicas da Secretaria da Fazenda (Sefaz), na Rua Imperial, bairro de São José, área central do Recife, o equipamento contará com instalações mais amplas e acesso a novas tecnologias. 

A inauguração do novo laboratório acontece a partir das 11h e terá a participação do secretário da Fazenda, Marcelo Barros, do secretário-executivo da Secretaria de Defesa Social (SDS), Humberto Freire, e o chefe da Polícia Civil, Joselito Kherle do Amaral. 

“A polícia trabalha para combater as mais diversas modalidades delitivas, sobretudo as que desviam recursos do erário público. O laboratório tem papel importante na desarticulação e descapitalização dessas organizações e associações criminosas”, disse Kherle.

Para o chefe da polícia civil, o laboratório é uma importante ferramenta contra a corrupção e pode atuar localizando o caminho do dinheiro desviado dos cofres públicos para recuperar ativos que são produtos de crime. O equipamento deve possibilitar uma identificação mais ágil a ocultação e/ou dissimulação de bens e valores em atividades ilícitas. 

Termo de cooperação

O termo de cooperação firmado entre a Secretaria de Defesa Social (sDS) e a Secretaria da Fazenda deverá fortalecer as ações de combate a crimes contra a ordem tributária. “O laboratório será um grande aliado no combate à sonegação e contribuirá para uma maior efetividade da execução das dívidas tributárias.”, disse o secretário da Fazenda, Marcelo Barros. 

DRACO

O fortalecimento do Laboratório de Combate a Lavagem de Dinheiro é uma das ferramentas previstas na Polícia Civil para conter o crime organizado em Pernambuco. No mesmo sentido, tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), um projeto de Lei (PL) que cria o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO). Para o departamento, são previstas duas delegacias, uma com atuação voltada à capital e Região Metropolitana e a outra para as demais regiões do Estado.

De acordo com a Polícia Civil, o DRACO terá foco no combate a organizações criminosas que desviam e se apropriam de recursos públicos através da corrupção e outros crimes, como peculato. Essas quadrilhas, que usam meios ilegais para enriquecimento e poder paralelo, ultrapassam as fronteiras entre os estados e, por isso, de acordo com a Polícia Civil, há necessidade de um departamento específico com capacidade técnica mais ampla.

O Departamento vai unir as Delegacias contra a Ordem Tributária (DECCOT), a de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DPCRICI), de Polícia Interestadual e Capturas (POLINTER) e o Grupo de Operações Especiais (GOE). Segundo a chefia da Polícia Civil, até 2022, mais outras seis delegacias vinculadas ao DRACO serão criadas: na Zona da Mata Norte, Mata Sul, Agreste Setentrional, Agreste Meridional, Sertão do Moxotó e do Pajeú.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias