25/10/2025 às 05h22m - Atualizado em 27/10/2025 às 19h46m
Pacientes registram infestação de mosquitos no Hospital Getúlio Vargas, no Recife
Pacientes e acompanhantes que frequentam o Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Recife, estão enfrentando um problema inusitado para uma instituição de saúde: uma infestação de mosquitos.

Pacientes e acompanhantes que frequentam o Hospital Getúlio Vargas (HGV), localizado no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, estão enfrentando um problema inusitado para uma instituição de saúde: uma infestação de mosquitos.
Imagens que circulam nas mídias sociais mostram pessoas utilizando raquetes elétricas para tentar eliminar os mosquitos dentro de uma enfermaria. O som dos estalos das raquetes atingindo os insetos pode ser ouvido no vídeo.
Uma acompanhante explicou que a presença constante de muriçocas no hospital é atribuída a um banheiro com uma janela quebrada. Para ela, a infestação é mais um reflexo da precariedade da infraestrutura da unidade.
Além de não conseguirem acesso a leitos adequados para tratamento, muitos pacientes precisam conviver com os mosquitos. A acompanhante também alertou sobre o risco de transmissão de doenças, como a dengue, dentro do próprio hospital.
Em resposta, o Hospital Getúlio Vargas informou que está adotando medidas preventivas e corretivas para controlar a presença de mosquitos, como dedetizações semanais e intensificação das ações de capinação e limpeza. A unidade também afirmou que está em processo de licitação para instalar telas "antimosquito" em toda a área hospitalar, visando aumentar a proteção contra a entrada de insetos.


