Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

26/10/2019 às 14h54m - Atualizado em 26/10/2019 às 18h32m

Tijolo de isopor de estudantes da Paraíba ganha prêmio de ciência

Projeto ecológico e sustentável de alunos do município do Conde foi agraciado com o terceiro lugar em mostra internacional realizada em Porto Alegre

conde-tijolo_de_isopor

Um projeto ecológico e sustentável de estudantes do município de Conde, Litoral Sul da Paraíba, foi premiado com o terceiro lugar na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que acontece há mais de 30 anos no Rio Grande do Sul.

Luciano Soares de Melo e André Ricardo Oliveira de Araújo Júnior, da Escola Municipal Deputado José Mariz, representam o grupo de alunos e alunas que desenvolveu o projeto intitulado “utilização de isopor como componente de blocos para a construção civil”.

Entre os 25 países e mais de 276 projetos que estavam participando, os alunos apresentaram um trabalho de maior capacidade de disseminar novas tecnologias com baixo custo, coordenados pela professora de Ciências Alda Cláudia e orientação do professor Jeimes Campos.

O tijolo produzido pelos estudantes foi testado no laboratório de engenharia da Unipê, em João Pessoa, onde passou nos testes de qualidade e suportou até 4 toneladas.

A mostra é realizada pela Fundação Liberato com apoio do CNPQ, Ministério da Educação, Ministério da Ciência e Tecnologia e Governo do Rio Grande do Sul. Considerado um dos maiores eventos de iniciação e promoção à prática científica e tecnológica, a edição de 2019 contou com a participação de 752 projetos de pesquisa, sendo 420 do Ensino Médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio, 276 do Ensino Fundamental e 72 da Educação Infantil.

A prefeita Márcia Lucena comemorou a premiação dos estudantes e reforçou a importância de investir em projetos que fortalecem a educação e a aprendizagem dos alunos e alunas. “É muito gratificante poder compartilhar com todos e todas esta alegria para o nosso município. São momentos como este que nos enchem de orgulho e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo dos investimentos. Parabéns aos estudantes e professores e professoras”.

Além da terceira colocação na Mostratec, o projeto desenvolvido pelos alunos de Conde foi convidado para representar o país na Feira Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fepacit), que acontecerá em novembro de 2020 no Pará.

Do OP9

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias