Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

29/10/2016 às 08h29m - Atualizado em 29/10/2016 às 10h24m

Em Pernambuco, barragem seca e deixa 24 mil pessoas sem abastecimento no Agreste

Cidade de Brejo da Madre de Deus passará a ser atendia por carros-pipa e cisternas comunitárias.

A escassez de chuvas em municípios do Agreste de Pernambuco provocou o colapso de mais um manancial. A Baragem de Santana II, que atende a cidade de Brejo da Madre de Deus, não suportou os efeitos da estiagem prolongada e hoje não oferece mais condições de captação da água para abastecimento humano. A população de Brejo, cerca de 24 mil pessoas, passará a ser abastecida a partir da próxima semana, exclusivamente por carros-pipa e cisternas comunitárias.

Nos últimos meses, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) se esforçou para preservar a Barragem de Santana II, cuja capacidade total é de 568 mil m³ de água. No mesmo período de 2015, o manancial apresentava 75% da sua capacidade máxima de acumulação.

"Muitas ações foram realizadas para evitar o colapso no abastecimento de Brejo da Madre de Deus, como ajustes operacionais, entre eles, a intensificação do rodízio, que chegou a ser de dois dias com água para 20 dias sem. Mas, infelizmente, a barragem não se recuperou no último inverno e chegamos a essa situação crítica", contextualiza o gerente da Unidade Negócios da Compesa, Mário Heitor Filho.

A Compesa já vinha complementando o abastecimento da cidade com cinco carros-pipa, durante a vigência do rigoroso rodízio de distribuição. Agora, com o colapso do reservatório, será dobrado o número de carros-pipa, passando para dez unidades. Na semana que vem serão implantadas as cisternas comunitárias em pontos estratégicos da cidade para o atendimento emergencial à população.

Adutora do Agreste - Brejo da Madre de Deus, cidade mundialmente conhecida pelo espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, realizado no distrito de Fazenda Nova, será um dos 68 municípios contemplados com o projeto da Adutora do Agreste, que está em execução. “Essa adutora é um empreendimento estruturador para a regularização do abastecimento do Agreste, a região que possui a pior situação hídrica de Pernambucano, consequência de cinco anos consecutivos de seca”, observou o gerente da Compesa, Mário Heitor Filho.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias