02/11/2025 às 13h55m - Atualizado em 03/11/2025 às 18h57m
Governo da Bahia anuncia abertura de novos concursos públicos com 890 vagas
O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues.

O Governo da Bahia autorizou a realização de oito novos concursos públicos que, juntos, vão ofertar 890 vagas em diferentes áreas da administração estadual. O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta terça-feira (28), durante as comemorações pelo Dia do Servidor Público.
Segundo ele, os certames fazem parte de um pacote voltado à valorização dos servidores e à modernização da gestão pública. “Nós teremos concursos para áreas estratégicas da administração pública em setores jurídicos e técnicos, como para o Meio Ambiente, por exemplo, e semana que vem, no máximo, eu farei outro pacote de ações para segurança pública, e é possível que lá também a gente possa anunciar concursos para a área”, disse Jerônimo.
Reforço em áreas estratégicas
O objetivo do governo estadual é recompor o quadro efetivo e fortalecer órgãos que há anos não realizam concursos. Um dos destaques é a Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), que abrirá 200 vagas, sendo 100 para Auditor Fiscal e 100 para Agente de Tributos.
Já a Procuradoria Geral do Estado (PGE) contará com 135 oportunidades, distribuídas entre Procurador (20), Assistente (50) e Analista de Procuradoria (65).
Meio ambiente e infraestrutura
Na área ambiental, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) vão selecionar 110 técnicos e especialistas. Também estão previstas 120 vagas para Especialistas e Técnicos em Obras Públicas, com atuação nas secretarias de Administração, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano.
Agropecuária e regulação
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) deve lançar edital com 200 oportunidades, sendo 160 para Fiscal Estadual Agropecuário e 40 para Técnico em Fiscalização Agropecuária.
Outros certames vão contemplar 40 Especialistas e Técnicos em Regulação, 50 Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental e 35 Especialistas em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais. Esses profissionais deverão atuar em órgãos como a Agência Reguladora de Saneamento Básico (Agersa), Secretaria da Administração (Saeb), Secretaria do Planejamento (Seplan) e Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
                    
                


