Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

09/11/2023 às 18h18m - Atualizado em 09/11/2023 às 21h16m

Mulher morre após ser picada por escorpião na Bahia

Animal estava escondido na roupa da vítima. Caso aconteceu no município de Vitória da Conquista.

vitoria_da_conquista-escorpiao

Uma mulher de 27 anos morreu após ter sido picada por um escorpião, em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. O caso aconteceu na segunda-feira (6) e a vítima faleceu na quarta (8). O corpo foi sepultado na manhã desta quinta-feira (9), em Anagé, município da mesma região, onde ela nasceu.

A vítima foi identificada como Roberta Ferreira. De acordo com informações de familiares, o animal estava escondido em uma peça de roupa e a vítima vestiu sem perceber a presença dele.

Roberta foi socorrida inicialmente para uma Unidade de Pronto Atendimento e depois foi transferida para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Ela tomou o soro antiescorpiônico e passou dois dias sob cuidados médicos, mas não resistiu.

Casos na Bahia

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), entre janeiro e agosto deste ano, 15 pessoas morreram após terem sido atacadas por escorpiões no estado. Em 2022, foram 20 óbitos.

Medidas de prevenção 

Quando há picada por escorpião, a dor é imediata em praticamente todos os casos, além da sensação de formigamento, vermelhidão e suor no local. Após alguns minutos ou horas, principalmente em crianças, que são mais vulneráveis ao envenenamento, podem aparecer outros sintomas, como tremores, náuseas, vômitos, agitação incomum, produção excessiva de saliva, hipertensão, entre outros.

Todos os escorpiões são venenosos e os riscos aumentam de acordo com a quantidade de veneno injetado e no quão nocivo o veneno de cada espécie é para o corpo humano. Os casos leves, que não necessitam da aplicação do anti-veneno, representam cerca de 87% do total de acidentes. O soro antiescorpiônico é disponibilizado apenas nos hospitais de referência do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os escorpiões que habitam no meio urbano se alimentam principalmente de baratas, portanto, são comuns em locais com acúmulo de lixo. O Ministério da Saúde recomenda as seguintes medidas para evitar a presença dos animais:
  • Manter lixos bem fechados para evitar baratas, moscas e outros insetos que sejam alimento dos escorpiões;
  • Manter jardins e quintais limpos. Evitar acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das residências;
  • Em casas e apartamentos, utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques;
  • Afastar camas e berços das paredes;
  • Evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão.

O Ministério da Saúde não recomenda a utilização de produtos químicos (pesticidas) para o controle de escorpiões. Esses produtos, além de não possuírem, até o momento, eficácia comprovada para o controle do animal em ambiente urbano, podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando o risco de acidentes.

 
 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias