Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

14/11/2020 às 17h54m - Atualizado em 15/11/2020 às 19h24m

Site Agora Nordeste realiza cobertura da apuração dos votos em tempo real neste domingo (15)

As informações atualizadas da apuração de votos de Timbaúba e todo Brasil estarão disponíveis no portal (agoranordeste.com.br), Facebook e Instragram do Agora Nordeste.

 

Os eleitores irão as urnas até às 17 horas, deste domingo (15), escolher o prefeito e os vereadores para o mandato 2021/2024.

E o site Agora Nordeste realizará a cobertura da apuração dos votos em tempo real através do link: http://eleicoes2020.agoranordeste.com.br/ As informações atualizadas da apuração dos votos dos candidatos a prefeito e vereador também estarão disponíveis no Facebook (facebook.com/agoranordeste.oficial) e Instragram (@agoranordesteoficial).

Saiba o que você precisa para votar com tranquilidade

O período de votação terá uma hora a mais de duração: começará às 7h e não às 8h. Segundo o TSE, isso pode reduzir os riscos de aglomerações e distribuir melhor o fluxo de eleitores.

O horário das 7h às 10h será prioritário para pessoas com mais de 60 anos, uma faixa etária considerada grupo de risco para a covid-19.

Outros eleitores com menos de 60 anos que cheguem aos locais de votação nesse período não serão impedidos de votar, mas deverão aguardar ao final da fila ou em uma fila separada, respeitando a preferência e quem tem mais de 60 anos.

A orientação do TSE é que os eleitores não levem crianças ou acompanhantes ao local de votação.

O encerramento será às 17h. Mas os eleitores que estiverem na fila nessa hora poderão votar, após receberem uma senha — conforme nos anos anteriores. O fim da votação se dará só depois que todas as pessoas no local forem atendidas. 

O uso de máscara é obrigatório

Os eleitores deverão usar máscaras para votar. Quem estiver sem não poderá entrar no local de votação.

Elas serão distribuídas a quem não têm condições para comprar uma ou para aqueles que esquecerem a sua em casa.

Biometria está suspensa

Não haverá identificação biométrica neste ano. O eleitor deverá se identificar com a apresentação de documento oficial com foto, a um metro de distância do mesário, e assinar o caderno de votação.

Excluir a biometria deve reduzir a aglomeração e formação de filas, segundo o TSE, porque um levantamento apontou que, em eleições municipais nas quais o eleitor vota para só dois cargos, como agora, a identificação biométrica pode representar mais da metade do tempo total de votação.

A ausência da biometria também reduz pontos de contato do leitor com objetos e superfícies. Também não seria possível higienizar o aparelho a cada nova identificação, porque isso o danificaria.

Caso o mesário tenha dúvidas sobre a identidade do eleitor, deverá pedir para que a pessoa dê dois passos para se afastar e abaixe brevemente a máscara. Além disso, a assinatura do caderno de votação poderá ser auditada para confirmar sua autenticidade.

Locais de votação terão produtos de higiene e marcações no chão, e eleitor deve levar caneta própria

Nas seções, os mesários estarão com máscaras e viseiras plásticas. Também terão álcool em gel para limpar as mãos e álcool 70% para passar em superfícies ou objetos na seção eleitoral.

Nos locais de votação, haverá marcações com fitas para apontar o distanciamento de um metro entre os eleitores na fila e também em relação ao mesário.

O mesário deverá, preferencialmente, analisar os documentos a distância. Se precisar pegar em algum ou encostar em um objeto dos eleitores, deverá higienizar as mãos em seguida.

A Justiça Eleitoral fornecerá álcool em gel para que cada eleitor limpe as mãos antes e depois de votar, porque as urnas eletrônicas não serão higienizadas a cada votação.

O TSE orienta que as pessoas levem, se possível, suas próprias canetas para assinar no caderno de votação. Para quem não fizer isso, os mesários entregarão canetas higienizadas, que deverão ser limpas novamente após a assinatura do eleitor.

O comprovante de votação será entregue somente caso o eleitor solicite. Uma opção para aqueles que não quiserem o documento no dia, para evitar contato com o papel, é solicitar a emissão gratuita da certidão de quitação eleitoral, por meio do site do TSE.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias