Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

15/11/2019 às 14h21m

Deputado quer Paulo Freire como Patrono da Educação Pernambucana

A proposta é objeto do Projeto de Lei 709/2019, de autoria do Deputado Estadual Professor Paulo Dutra (PSB), que já se encontra em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

paulo_dutra

Já reconhecido como Patrono da Educação Brasileira e como Patrono da Educação do Recife, o educador Paulo Freire pode se tornar patrono da Educação Pernambucana. A proposta é objeto do Projeto de Lei 709/2019, de autoria do Deputado Estadual Professor Paulo Dutra (PSB), que já se encontra em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Nascido, em 19 de setembro de 1921 e falecido em maio de 1997, Paulo Reglus Neves Freire tinha formação em Direito e, em 1960, desenvolveu um método simples e revolucionário de alfabetização de adultos. Durante o governo João Goulart, em 1964, por meio da coordenação do Programa Nacional de Alfabetização, destacou-se na escolarização e na formação da consciência política, uma vez que analfabetos não podiam votar. Dentre os mais de 40 livros que escreveu, sua obra mais conhecida, Pedagogia do Oprimido, é considerada terceira mais citada em trabalhos acadêmicos da área de humanas em todo o mundo.

“Freire pregava a necessidade do diálogo entre mestres e alunos, e que o processo educativo devia partir da realidade da vida cotidiana das pessoas”, explica Paulo Dutra. “Sua prática didática fundamentava-se, assim, na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo por meio da associação com a própria realidade”, justifica.

O educador recebeu 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América e foi contemplado ainda com o prêmio da UNESCO de Educação para a Paz em 1986, fazendo-o reconhecido em todo o mundo como um dos mais importantes pensadores brasileiros do século XX.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias