15/11/2025 às 05h30m
Falta de energia e água no Hospital Otávio de Freitas cancela cirurgias no Recife
De acordo com denúncias das famílias, a unidade ficou seis horas sem energia

O Hospital Otávio de Freitas, unidade de referência na Zona Oeste do Recife, foi palco de desespero e grande preocupação de pacientes e acompanhantes nesta quarta-feira (12), devido a uma grave falha estrutural. De acordo com denúncias das famílias, a unidade hospitalar ficou sem fornecimento de energia elétrica e água por, pelo menos, seis horas ao longo do dia, forçando o adiamento de procedimentos e cirurgias.
A crise de infraestrutura em um hospital que abriga centenas de pacientes internados gerou revolta. Vídeos feitos por acompanhantes e circulando nas redes sociais mostram corredores da unidade totalmente sem iluminação durante o período de escuridão. A falta de energia teria se manifestado por volta das 8h da manhã.
O pior impacto, no entanto, recaiu sobre os procedimentos cirúrgicos. A filha de Flávio, de 6 anos, tinha uma cirurgia em dois dedos da mão agendada para ontem, mas o procedimento foi cancelado por volta das 10h da manhã devido à falta de energia e água. Segundo Flávio, todos os procedimentos do Bloco do Setor 4 foram cancelados sem que houvesse uma explicação oficial ou um repasse de informações aos acompanhantes.
A energia elétrica no Hospital Otávio de Freitas só teria sido reestabelecida por volta das 16h. Em nota, a direção do hospital informou que o fornecimento de energia elétrica foi normalizado e que o gerador foi devidamente acionado, garantindo o pleno funcionamento dos serviços sem registro de intercorrências. O hospital reforçou que a situação estava "totalmente regularizada e sob controle".
Fonte: TV Guararapes


