Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

16/11/2015 às 15h57m - Atualizado em 22/11/2015 às 15h55m

Timbaúba: Cruangi pretende transformar propriedades do Grupo em complexo turístico com apoio da Prefeitura Municipal

Grupo Cruangi organizou "Visita Guiada à Usina Cruangi" para cerca de 100 alunos da faculdade SOPECE de Recife neste sábado (14). Na pauta, aula teórica e prática sobre a história da usina e seu plano

Com a intenção de fomentar a economia da região e com o apoio da Prefitura Municipal através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, diretores do Grupo Cruangi/Maravilha inovaram e elaboraram um projeto piloto para aproveitar o potencial turístico da área rural pertencente a Cruangi no município de Timbaúba. Afinal nesta região canavieira são dezenas de hectares de Mata Atlântica preservadas principalmente no Engenho Água Azul, como nascentes de rios, grandes açudes, cachoeiras, casarões antigos nos engenhos, gastronomia, artesanato e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário na Vila Cruangi construída em 1877.

O templo católico foi erguido em calçada alta com escadaria de acesso em três planos. Sua fachada principal é imponente, compondo-se de três portas no nível inferior, ladeadas por óculos e cinco janelas ao nível do pavimento superior, com guarda- corpos em ferro trabalhado. As cercaduras, cornijas, adornos e cunhais são em massa. O seu frontão com volutas é encimado por uma cruz e tem no centro um nicho com o rosário de Nossa Senhora. Possui duas torres sineiras com terminação abobadada e adornada por pináculos.

O ousado projeto turístico também inclui a organização de grupos de visitas para ver de perto como funciona a quase centenária Usina Cruangi, fundada em 1921 pela sociedade Andrade, Queiroz & Cia, localizada no Engenho Genipapo, próximo à rodovia BR408.

Poucos anos após sua fundação em 1929, a usina já tinha capacidade para produzir cerca de 400 toneladas de cana de açúcar por dia com cerca de 100 operários trabalhando, para escoar a sua produção foi montada uma estrutura com 12 quilômetros de ferrovia, contendo 2 locomotivas e 42 vagões, sistema logístico que era operado pela empresa inglesa Great Western. Parte desta ferrovia continua em bom estado de conservação podendo ser utilizado turisticamente, inclusive uma das locomotivas já foi recuperada e está em pleno funcionamento, e em breve estará operando transportando pessoas interessadas em fazer turismo rural no município.

Primeiros visitantes

A inovação e a implantação do projeto turístico pedagógico na região já começaram, pois neste sábado (14), os administradores do Grupo Cruangi organizaram uma "Visita Guiada à Usina Cruangi" para alunos do curso de direito da faculdade SOPECE de Recife. Com aula teórica e prática sobre a história da usina e seu plano de recuperação judicial.

Cerca de 100 alunos do curso de direito, chegaram na Escola Coronel Manoel Caetano por volta das 9 horas, foram recebidos por Grinaldo Gadelha e Fred Mulatinho, administradores de Cruangi, tomaram o café da manhã, e em seguida foram feitas as apresentações das autoridades presentes.

Na abertura, o historiador Antoniony Rodrigues apresentou um resumo da história de Timbaúba. Adriana Araújo, secretária de Cultura e Turismo, falou da importância da implantação deste ousado projeto turístico para o município, a OAB esteve representada pelo Dr. Antônio Apolinário.

Os funcionários da Usina Cruangi estiveram representados por Cristina Sena, que trabalha há 17 anos na empresa. A Neolat empresa genuinamente timbaubense, também estava representada através de um funcionário. Também estavam presentes Alexandre Lima, presidente da Cooperativa dos Fornecedores de Cana (Coaf) e o prefeito de Timbaúba Júnior Rodrigues, que destacou a geração de emprego e renda com a volta das atividades da Usina Cruangi, e ratificou a parceria do Grupo Cruangi e prefeitura para a implantação do projeto turístico para a cidade.

Logo após as apresentações começou a aula propriamente dita para os alunos de direito e administração da Faculdade Sopece de Recife com professor de direito Artur Mendonça.

Ele falou sobre os avanços da Lei 11.101, que trata da Recuperação Judicial. Houve também sorteios de brindes e debates com professores e alunos. Em seguida palestras ministradas por Gustavo Matos, advogado responsável pelo plano de recuperação judicial de Cruangi, e Petrus Santos, consultor que elaborou o plano de recuperação judicial de Cruangi.

Visita ao parque industrial da Usina Cruangi

Felizmente chegou a vez do passeio no interior da indústria canavieira, um grupo de universitários e professores tiveram a oportunidade de participar de fato inédito, conhecer de perto o processo de fabricação do etanol. Sempre acompanhados pelo engenheiro Químico Dr. Plácido Borba, Grinaldo Gadelha e Fred Mulatinho, diretores de Cruangi.

Logo na chegada todos puderam degustar um saboroso caldo de cana, moído manualmente e na hora. Em seguida uma visita no interior para conhecer de perto o início da fabricação do álcool, deste a entrada dos caminhões carregados de matéria prima e iniciando o processo da moagem da cana de açúcar, a fermentação do caldo, até amostragem do produto final na destilação, o etanol.

Uma verdadeira aula de campo bastante esclarecedora e dinâmica. Para concluir o passeio turístico pedagógico na cidade, os quase cem visitantes foram conhecer o tempero da terrinha, almoçando em um restaurante no centro.

Por Reginaldo Silva da equipe do Timbaúba Agora
Imagens: Timbaúba Agora


- MAIS FOTOS DO EVENTO -
CLIQUE SOBRE A IMAGEM DESEJADA PARA VISUALISAR MELHOR

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias