GB Bateiras Auto Elétrica e Mecânica. Em Timbaúba (81)3631-0979 e Carpina (81)3621-3762
Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

19/11/2019 às 19h12m - Atualizado em 20/11/2019 às 17h42m

Pernambuco: Rede Pública Estadual inicia matrículas para o ano letivo de 2020

Estão sendo disponibilizadas mais de 74 mil vagas e o cadastro começa nesta quarta-feira (20); Novidade deste ano é o retorno das vagas não ocupadas para o sistema.

fardamento-rede_estadual

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, divulgou, nesta terça-feira (19), os detalhes e novidades do cadastro de matrículas para o ano letivo de 2020, que se inicia nesta quarta-feira (20) e termina no dia 27 de dezembro.  O anúncio foi feito na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano Cabugá, situada no bairro de Santo Amaro, no Recife, durante coletiva de imprensa.

Estão sendo disponibilizadas 74.978 vagas para estudantes novatos - Ensino Fundamental e Ensino Médio. Como nos últimos anos, o cadastro das vagas será realizado, exclusivamente, pela internet, através do site www.matricularapida.pe.gov.br, e o sistema estará disponível a partir das 07 horas da manhã.

Para 2020, foram ofertadas mais de 176 mil vagas para estudantes novatos. Destas, 101.410 foram preenchidas por estudantes oriundos da Rede Municipal, processo realizado no mês de agosto. Os estudantes já matriculados nas unidades de ensino da Rede Estadual terão suas vagas confirmadas automaticamente. Ambos não precisam participar desta primeira fase. Das 74.978 vagas remanescentes, 10.313 estão distribuídas em Recife, capital do Estado, 18.224 nos demais municípios da Região Metropolitana e 46.441 no interior, contemplando Zona da Mata, Agreste e Sertão. Do total de vagas disponíveis para 2020, 31.919 são para o Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) e 43.059 para o Ensino Médio. Está inclusa nestas vagas a Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Do total de vagas disponíveis para o próximo ano, 8.655 contemplam as Escolas em Tempo Integral, sendo 3.067 nas unidades concentradas em Recife e Região Metropolitana e 5.588 no interior. Vale salientar que as Escolas Técnicas Estaduais (ETE) não estão inseridas neste processo, pois o ingresso nestas unidades é feito mediante inscrição e processo seletivo. Inclusive, as inscrições para o ano letivo 2020 das ETEs foram encerradas no dia 07 de novembro. “O mais importante do processo de matrícula é garantirmos as vagas para todos os estudantes que desejam estudar em uma das nossas escolas. Não vamos deixar nenhum jovem fora da sala de aula”, pontua o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio. 

A novidade deste ano é o retorno das vagas não ocupadas ou não confirmadas para o sistema de cadastro. Até 2019 as vagas remanescentes da rede após o período inicial de matrículas ficavam disponíveis nas unidades de ensino, fazendo com que o estudante ou responsável se dirigissem à escola para realização da matrícula. Para o próximo ano será aberto um novo período de cadastro, de 20 a 28 de janeiro, disponível no site Matrícula Rápida, e um novo período para efetivação destas vagas, de 21 a 30 de janeiro.

Para realizar a matrícula e auxiliar os que não possuem acesso à internet, será liberado o acesso em laboratórios de informática com internet de mais de 300 escolas. O início do ano letivo está previsto para 04 de fevereiro de 2020. A Rede Estadual possui 1.059 escolas distribuídas por todos os municípios de Pernambuco e atende aproximadamente 580 mil estudantes matriculados. Em caso de dúvidas, o serviço de atendimento telefônico estará disponível através do 0800.286.0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado, durante os meses de novembro e dezembro. 

CADASTRO - Ao iniciar o cadastro, as informações deverão ser preenchidas até o final, pelos pais ou responsáveis, ou mesmo pelo próprio estudante, quando maior de 18 anos. São solicitadas informações como nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, e-mail, nome do responsável com endereço e telefone para contato, além de RG e CPF. Estes dois últimos, para esta etapa, apesar de necessário, não são obrigatórios, devendo ser apresentados na efetivação da vaga. Ao final, será gerado um protocolo que é a confirmação da matrícula realizada e que deve ser anotado ou impresso. Posteriormente, com este número de protocolo, o estudante se dirige à escola que se matriculou para entregar os documentos necessários. 

É importante ficar atento a todo o processo de matrícula, pois é totalmente online. A partir do momento que um cadastro é finalizado, aquela vaga não estará mais disponível. Os estudantes que quiserem trocar de escola após a finalização do cadastro no site Matrícula Rápida podem realizar o processo durante todo o período da matrícula (até 27 de dezembro), através do campo “consulte sua inscrição”. A troca será permitida mediante disponibilidade de vagas. 

EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA - Do dia 02 a 16 de janeiro ocorre a efetivação do cadastro, que deverá ser realizada diretamente nas escolas. Para a confirmação da matrícula dos estudantes, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: número da inscrição online, cópia da certidão de nascimento, comprovante de escolaridade, 01 foto 3x4 recente, comprovante de residência com CEP, Documento de Transferência, cópia da carteira de vacinação, comprovante de tipo sanguíneo e fator RH.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias