Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

22/11/2016 às 12h59m

Governador Paulo Câmara assina decreto para garantir melhores políticas públicas contra desigualdade racial

O chefe do Executivo estadual também homenageou cinco pernambucanos negros com medalha Solando Trindade

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20 de novembro, o governador Paulo Câmara entregou, na tarde desta segunda-feira (21.11), no Palácio do Campo das Princesas, a Medalha Solano Trindade a cinco personalidades do Estado que se destacaram com ações em favor da afirmação da identidade negra. Durante o ato, o chefe do Executivo estadual também assinou um decreto que ajudará o Governo de Pernambuco a desenvolver ações voltadas para a população negra.
“A medalha Solano Trindade homenageia esses cinco pernambucanos que representam tão bem a luta contra a desigualdade racial. Ao mesmo tempo, assinamos um decreto que vai buscar garantir mais informação em relação à cor e à raça, contribuindo para um desenvolvimento de políticas publicas para a população negra”, afirmou Paulo Câmara. O decreto institui a inclusão do quesito raça ou cor nos sistemas de informação, avaliação, monitoramento, coleta de dados censos, ações e programas no âmbito de Administração Pública estadual direta e indireta.
As cinco personalidades negras escolhidas pelo Conselho Estadual de Promoção à Igualdade Racial para receberem a Medalha Solano Trindade foram Soni Santos, representada, na ocasião, por Rosimeri Santos; Inaldete Pinheiro; Walfrido José da Silva; Edvaldo Ramos; e a instituição Afoxé Alafin Oyó, representada por Fabiano Santos.
O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento, defendeu que a assinatura do decreto ajudará o Estado a desenvolver ações voltadas para todas as áreas de política pública. “É uma conquista do movimento negro, que sempre reivindicou o direito de ter o quesito da cor nas ações do Estado”, afirmou. Representando os homenageados, o advogado e jornalista Edvaldo Ramos afirmou que a entrega das medalhas é um reconhecimento do governador Paulo Câmara à luta do movimento negro. “É gratificante realizar um trabalho e saber que ele está sendo reconhecido, principalmente, quando isso vem para fortalecer os negros pernambucanos”, destacou.
Além da assinatura do decreto, Paulo também recebeu o documento elaborado pelas Mulheres Negras por meio de escutas realizadas junto às pastas de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, da Mulher e de Saúde em prol de políticas públicas para o movimento. “Esse documento será analisado e iremos realizar um plano de ação para implementar as medidas ali propostas para focarmos nas mulheres negras”, assegurou Câmara.
A cerimônia também contou com a participação dos secretários Milton Coelho (Administração), Antônio Figueira (Casa Civil) e João Campos (Gabinete do Governador),da deputada federal Luciana Santos e de representantes de diversas entidades.
FOTO: Roberto Pereira/SEI

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias