Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

22/11/2025 às 05h36m - Atualizado em 22/11/2025 às 06h56m

Presidente Lula indica o pernambucano Jorge Messias para a vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal

Jorge Rodrigo Araújo Messias, tem 45 anos, nasceu em Recife e é o atual Advogado-geral da União. Messias é graduado em direito pela UFPE, mestre e doutor pela Universidade de Brasília.

presidente_lula-jorge_messiasJorge Messias, 45 anos, nasceu em Recife e é o atual Advogado-geral da União. É graduado em direito pela UFPE, mestre e doutor pela Universidade de Brasília.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou, nesta quinta-feira (20), o advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) após a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso, oficializada em 18 de outubro. A decisão foi comunicada a Messias em reunião no Palácio da Alvorada.

Com a escolha, Lula chega à sua terceira indicação para a Corte no atual mandato, tendo nomeado anteriormente Cristiano Zanin e Flávio Dino. Messias era considerado o favorito do presidente e chegou a ser cotado para a vaga que acabou ocupada por Dino. O chefe do Executivo teria prometido a ele a próxima cadeira aberta no tribunal.

Além de Messias, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) também era cotado para o STF. Com apoio de nomes influentes do Senado e de ministros da própria Corte, Pacheco era visto como alternativa competitiva, mas Lula preferiu mantê-lo na cena política com a possibilidade de disputar o Governo de Minas Gerais em 2026.

Com a indicação formalizada, o nome de Messias será analisado pelo Senado Federal. O primeiro passo é a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), etapa que costuma durar de oito a doze horas. Os senadores podem questionar o indicado sobre temas jurídicos, políticos e pessoais, sem limitação temática.

Após a sabatina, a CCJ vota um parecer sobre a indicação. Em seguida, o nome é submetido ao plenário do Senado, onde Messias precisará obter pelo menos 41 votos para ser aprovado — maioria absoluta entre os 81 parlamentares. As votações são secretas e, em geral, ocorrem no mesmo dia.

Se aprovado, o advogado-geral da União será nomeado por decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União. A posse ocorre em cerimônia no plenário do STF, com a presença de autoridades dos Três Poderes. Messias passará então a integrar oficialmente a Corte e poderá herdar processos deixados por Barroso.

Nos 133 anos de história do Supremo, apenas cinco indicações foram rejeitadas pelo Senado, todas em 1894, o que reforça a tradição de aprovação das escolhas feitas pelo chefe do Executivo.

Formação e carreira pública

Jorge Rodrigo Araújo Messias (Recife, 25 de fevereiro de 1980) é um advogado brasileiro, atual advogado-geral da União no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. É membro de carreira da Advocacia-Geral da União, no cargo de procurador da Fazenda Nacional, desde 2007. Em 20 de novembro de 2025, foi indicado ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal.

Jorge Messias é graduado em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre e doutor em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (UnB).

Ingressou na Advocacia Geral da União, na carreira de procurador da Fazenda Nacional, em 2007. Foi subchefe para assuntos jurídicos da Casa Civil durante o governo Dilma Rousseff.

Messias, foi secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação e consultor jurídico dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Evangélico e membro de uma igreja batista em Brasília, se tornou um dos principais interlocutores do Palácio do Planalto com a bancada evangélica.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias