Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

23/11/2015 às 09h33m - Atualizado em 01/02/2016 às 21h07m

Timbaúba: Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Vila Cruangi, precisa de ajuda para consertar o telhado

A igreja mais antiga do município, patrimônio histórico e religioso, precisa de sua ajuda para a recuperação do teto que ameaça desabar.

O Timbaúba Agora traz com exclusividade para você um apelo dos que fazem a Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Vila Cruangi, distrito do município de Timbaúba, a cobertura da edificação está muito danificada pelo tempo, e precisa urgentemente que pessoas de boa vontade ajudem no conserto das instalações. Uma equipe de moradores e amigos da comunidade vistoriou recentemente a edificação de 138 anos, e constatou graves problemas no telhado, emadeiramentos estragados e inclinados prestes a ruir, telhas quebradas e fora do local, rachaduras, infiltrações nas paredes internas e externas, além da falta de pintura adequada. A Igreja que é vinculada a Paróquia de Nossa Senhora das Dores, continua a funcionar normalmente com programações religiosa e missas semanalmente, por isso é necessária uma obra emergencial, pois o teto corre o risco de desabamento.

Pessoas da comunidade católica local formaram uma comissão para arrecadar fundos, os membros pretendem começar o conserto na parte interna da Igreja, pincipalmente no telhado. A previsão para começar a obra é no máximo em janeiro.

"O trabalho deve ser feito o quanto antes melhor, pois o risco de desabamento é eminente no inverno. Declarou o advogado Fernando Andrade um dos membros da comissão.

A comissão informa que as obras na Igreja serão feitas por etapas, em primeiro lugar, só esta obra no telhado custará cerca de 8 mil reais, e a ajuda dos empresários, fiéis, comerciantes, políticos e membros da comunidade em geral é mais que bem-vinda.

Na época, pessoas importantes da sociedade tiveram seus restos mortais sepultados nos compartimentos da igreja, conforme relatos de moradores antigos e placas póstumas (lápides) ainda existente no interior do templo.

Afinal, é parte da história do município e da região corre o risco de desabamento, por isto as comunidades religiosas históricas, culturais e sentimental, buscam ajuda para reparar os danos e disponibilizaram números de celulares para entrar em contato.

Interessados em contribuir financeiramente podem entrar em contato com a senhora Elza Maria Bezerra pelo número (81) 9 9171-8476, com o advogado Fenando Andrade pelo número (81) 9 9609-5122, ou pessoalmente na comunidade na igreja na Vila Cruangi. Doações também podem ser feitas na Paróquia Nossa Senhora das Dores no centro de Timbaúba, através do Pe. Severino Correia da Silva, ou pelo telefone (81) 3631-4678.

Com certeza se alguém procurar a gente para fazer doação, estaremos agradecendo de coração a cada um”. disse Elza Maria Bezerra que é membro da comissão pastoral da comunidade de Nossa Senhora do Rosário.

Estendemos a nossa campanha a todas as pessoas de boa vontade e que amam a nossa Igreja. Toda colaboração é muito bem-vinda, nesse momento para a reforma da Igreja. Vamos manter a beleza, a fé, a história de Timbaúba vivas em nossas memórias”. Disse um religioso morador da comunidade.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário na Vila Cruangi foi construída em 1877, o templo católico foi erguido em calçada alta com escadaria de acesso em três planos. Sua fachada principal é imponente, compondo-se de três portas no nível inferior, ladeadas por óculos e cinco janelas ao nível do pavimento superior, com guarda- corpos em ferro trabalhado. As cercaduras, cornijas, adornos e cunhais são em massa. O seu frontão com volutas é encimado por uma cruz e tem no centro um nicho com o rosário de Nossa Senhora. Possui duas torres sineiras com terminação abobadada e adornada por pináculos.

Infiltrações, madeiras estragadas e rachaduras nas paredes internas e na parte frontal da igreja.


Por Reginaldo Silva, do Timbaúba Agora

MAIS FOTOS DA EDIFICAÇÃO DE 1877, PORTANTO 138 ANOS DE HISTÓRIA CUJO TELHADO ESTÁ PRESTES A DESABAR.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias