Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

26/11/2019 às 23h47m

Lia de Itamaracá brilha em entrevista no Conversa com Bial

O programa contou a história da merendeira que se tornou ícone da cultura de Pernambuco, levando as rodas de ciranda pelo mundo.

lia_de_itamaraca

Lia de Itamaracá foi a entrevistada do Conversa com Bial na noite desta segunda-feira na Globo. “Em Itamaracá, vive há 75 anos a rainha da ciranda. Uma nobre de origem pobre que se sustentou frente aos fogos da cozinha fazendo o alimento dos outros, principalmente das crianças”, introduziu o apresentador Pedro Bial. O bate-papo também teve a presença do pernambucano DJ Dolores, parceiro de Lia disco Ciranda sem fim.

O programa contou a história da empregada doméstica que cozinhou em restaurante e foi merendeira na Escola de Jaguaribe e se tornou ícone da cultura de Pernambuco, levando as rodas de ciranda pelo mundo.

No papo, Lia contou que a ciranda surgiu com as mulheres que esperavam seus maridos voltarem da pesca. Aguardando o retorno dos maridos que desempenhavam uma tarefa arriscada, elas formavam uma roda na areia da praia para cantar e rezar até o anoitecer. “O movimento acompanha a onda do mar”, explicou Lia.

Do Diário de Pernambuco

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias