Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

26/11/2019 às 10h04m - Atualizado em 26/11/2019 às 11h56m

Luto: Mestre Zé Galdino morre de câncer aos 69 anos

A importante figura da cultura popular da Mata Norte de Pernambuco morava em Ferreiros-PE e foi vencedor de mais de 300 festivais de violeiros e repente.

                    mestre_ze_galdino_ciranda

O Mestre Zé Galdino, importante figura da cultura popular da Zona da Mata Norte de Pernambuco, morreu de câncer nesta segunda-feira (25), aos 69 anos.

José Galdino dos Santos ficou conhecido por dominar a arte do repente, da viola e da poesia popular, além de ser mestre de maracatu e mestre cirandeiro. Descobriu o talento quando se mudou para o Recife, aos 27 anos. Foi vencedor de mais de 300 festivais de violeiros e repente.

Como mestre do Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires-PE, alcançou renome regional, gravando um disco em parceria com Mestre Barachinha. Anos depois, deixou o Estrela Dourada e fundou o Maracatu Beija Flor de Ferreiros, município onde passou a morar.

Para muitos brincantes e mestres da cultura popular, Zé Galdino é considerado um dos responsáveis pela renovação melódica do maracatu rural e na ciranda, sendo grande influenciador e incentivador do surgimento de novos artistas e grupos na Zona da Mata de Pernambuco.

Sua última aparição em palcos foi no mês passado, onde dividiu os microfones com o Mestre Bi.

Foto: Clara Gouvêa/Secult-PE

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias