03/12/2025 às 05h33m - Atualizado em 03/12/2025 às 19h50m
Presidente Lula anuncia investimentos para ampliar capacidade da Refinaria Abreu e Lima em agenda por Pernambuco
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cumpriu uma série de compromissos oficiais em Pernambuco, destaque para o anúncio de R$ 8 bilhões em investimentos na Refinaria Abreu e Lima, em Suape.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpriu, nesta terça-feira (2), uma série de compromissos oficiais em Pernambuco, com destaque para o anúncio de R$ 8 bilhões em investimentos na Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no Complexo Portuário de Suape, em Ipojuca. A obra permitirá dobrar a capacidade de processamento diário de petróleo, de 130 mil para 260 mil barris, e inclui ainda a instalação de uma usina fotovoltaica que deverá suprir 10% da energia utilizada no complexo.
ASSUNTOS RELACIONADOS:
- João Campos exalta o presidente Lula e lembra o pai, Eduardo Campos, em evento na Refinaria Abreu e Lima
- Em Pernambuco, Lula endurece discurso de combate ao feminicídio
Durante a cerimônia, Lula defendeu a importância estratégica da refinaria para o país e rebateu críticas históricas sobre a necessidade do empreendimento. “Durante vários anos, eu fui acusado de fazer uma obra desnecessária. E fazer isso aqui é apenas uma demonstração de que este país é soberano”, afirmou. O presidente destacou que os recursos gerados pela Petrobras devem retornar em forma de investimentos, empregos e dignidade para os brasileiros.
O evento foi marcado pela presença de autoridades estaduais e municipais, incluindo a governadora Raquel Lyra (PSD), que dividiu o palanque com Lula e agradeceu a visita justamente no dia de seu aniversário. A gestora ressaltou a parceria com o governo federal e afirmou que Pernambuco “sonha grande”, destacando que união política e investimentos são fundamentais para garantir melhorias para a população.
Raquel também fez um discurso emotivo, citando os filhos e reforçando o compromisso com entregas sociais: “Ninguém é deixado para trás no nosso governo e no governo do senhor”, disse. Lula também esteve ao lado do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que deve ser o principal adversário político da governadora nas eleições de 2026.


