GB Bateiras Auto Elétrica e Mecânica. Em Timbaúba (81)3631-0979 e Carpina (81)3621-3762
Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

04/12/2020 às 17h03m - Atualizado em 05/12/2020 às 08h26m

Prefeita eleita morre de Covid-19 no Rio Grande do Sul

Izalda Boccacio estava internada há uma semana e teve o quadro agravado nas últimas 48h

prefeita_izalda_boccacio-morte_coronavirus

Morreu na noite da última quinta-feira (3) a gaúcha Izalda Boccacio (PP), de 73 anos, prefeita eleita em Santo Antônio das Missões, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Boccacio, que também era a atual vice do prefeito Puranci Barcelos (PP), estava internada há uma semana após testar positivo para a Covid-19. Nas últimas 48h, o quadro da prefeita se agravou e ela não resistiu. A progressista assumiria a gestão municipal em janeiro de 2021.

Segundo informações da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Izalda Boccacio estava internada desde a semana passada no Hospital Ivan Goulart, em São Borja, também na região jesuíta, por conta da Covid-19. Nesta semana, teve complicações e foi transferida para a cidade de Santa Maria. Por volta das 22h da quinta (3), foi confirmado o falecimento.

Esse é o sétimo óbito registrado na cidade, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Até terça-feira (1), eram 113 casos ativos, seis óbitos e 87 pessoas curadas.

À Casca Radiodifusora II, Barcelos se disse abalado com a morte da amiga e informou que ela vinha evoluindo bem. O prefeito diz que “a ficha ainda não caiu” e que ela era uma pessoa “extremamente querida na comunidade”.

O esposo da eleita, Lauro Boccacio, também está internado na mesma unidade de saúde, e era a sua principal preocupação, por apresentar comorbidades mais graves.

Izalda seria a primeira mulher eleita à prefeitura da cidade. O diagnóstico veio logo após o fim da campanha, que deu a ela a vitória, a qual angariou 3.458 votos (53,47% dos votos válidos). O município deverá decretar luto oficial de três dias. Ainda não há informações sobre atos fúnebres.

Professora de formação e diretora de escolas locais, Izalda Boccacio foi secretária municipal de Educação de Santo Antônio das Missões em 2001 a 2004 e dirigiu a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) local.

Em nota, a Prefeitura de Santo Antônio das Missões escreveu em gratidão à prefeita. Leia o texto completo:

“Não existem palavras para descrever tamanha tristeza que assola a todos neste momento. Uma perda irreparável. Professora Izalda Maria Barros Boccacio, vice-prefeita e primeira prefeita eleita em Santo Antônio das Missões, seu legado ficará para sempre em nossa memória e em nossos corações!

Guardaremos com carinho todos os momentos que compartilhamos juntos nesses 08 anos que dedicou-se ao trabalho frente à Prefeitura de Santo Antônio das Missões. Gratidão eterna a nossa querida prefeita. Nossos mais sinceros sentimentos a todos os familiares.”

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias