Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

10/12/2022 às 04h44m - Atualizado em 10/12/2022 às 05h00m

Lula indica pernambucano José Múcio para o Ministério da Defesa

Ex-presidente do TCU foi ministro da Secretaria de Relações Institucionais no segundo mandato de Lula. Pasta voltará a ser comandada por um civil depois de quatro anos sob a gestão de militares.

tcu-jose_mucioFoto: Reprodução internet

O ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro assumirá o Ministério da Defesa a partir de 2023. O anúncio foi feito pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (9).

As Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) integram a estrutura do ministério, que voltará a ser comandado por um civil. Desde 2018, ainda no governo de Michel Temer (MDB), que o titular da pasta é um general do Exército.

Ex-deputado federal (PE), Múcio, 74 anos, vai integrar novamente equipe ministerial de Lula. Antes de assumir a cadeira no TCU, por indicação do petista, foi ministro da Secretaria de Relações Institucionais no segundo mandato presidencial de Lula.

Múcio, considerado um político conciliador e moderado, terá a missão de melhorar a relação de Lula com os militares, que tiveram participação de destaque em cargos de gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL). A escolha de Múcio foi bem recebida por militares.

Perfil

Nascido em Recife (PE), José Múcio Monteiro é engenheiro civil. Ele foi deputado federal, secretário estadual, ministro de Estado e ministro do TCU – entre 2019 e dezembro de 2020, quando se aposentou.

Múcio iniciou a carreira a política na década de 1970 e, ao longo dos anos, passou pelos pelas siglas PFL, PSDB e PTB.

Ele foi vice-prefeito e prefeito da cidade de Rio Formoso (PE). Na sequência, foi secretário de Transportes, Comunicação e Energia de Pernambuco.
 

Múcio teve cinco mandatos de deputado federal por Pernambuco. No período, se licenciou para assumir a Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Recife.

Também se licenciou em 2007, no segundo mandato de Lula como presidente, para ser o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

Ele ficou à frente da pasta, responsável pela articulação político do governo, até 2009, quando foi indicado por Lula para o TCU. E permaneceu 11 anos no tribunal.

Fonte: G1 PE

 
 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias