Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

16/12/2020 às 05h23m - Atualizado em 16/12/2020 às 07h32m

Camaragibe: Corpos ficam amontoados e misturados a ossadas humanas no Cemitério Municipal

Chefe de gabinete da prefeitura disse que o ossuário foi lacrado com concreto nesta terça-feira (15) e que uma sindicância foi aberta para apurar porque o local estava sem cobertura.

 

cemiterio-camaragibeReportagem exibida no NE 2 da TV Globo

No Cemitério Municipal de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, um ossuário que deveria estar desativado e lacrado foi encontrado por pessoas que participavam de um velório. Uma delas gravou imagens para denunciar o abandono, o descaso e a falta de respeito encontrados no único cemitério da cidade.

As imagens, que foram gravadas na segunda-feira (14) por um homem que foi ao cemitério para acompanhar o enterro de um amigo, são muito fortes, por isso não foram mostradas nesta reportagem. Nelas, foi possível ver corpos amontoados, misturados a ossadas humanas.

“A gente se deparou com um cheiro muito forte, um cheiro muito forte vindo de algum lugar. Aí a gente começou a procurar, né? Aí foi quando eu me deparei [com] tipo uma cisterna lá, umas ossadas, um mau odor saindo dali de dentro”, disse o homem, que preferiu não se identificar.

Ele contou que viu restos mortais expostos nesse local em 2019, mas, apenas desta segunda vez, decidiu registrar em imagens.

Os corpos e as ossadas estão dentro de uma estrutura de alvenaria, com quatro metros de altura. Parte dela está sem cobertura. A prefeitura disse que se trata de um antigo ossuário público, onde eram guardados ossos de corpos não identificados e corpos que não entraram em decomposição.

Também afirmou que, em 2016, a antiga gestão foi notificada pela Vigilância Sanitária Municipal e lacrou o ossuário. A medida foi adotada após denúncia do Ministério Público de Pernambuco.

O chefe de gabinete da prefeitura de Camaragibe, Anderson Neves, contou que o ossuário será lacrado com concreto e que uma sindicância foi aberta para apurar porque o local estava sem proteção.

“Esse antigo ossuário estava aberto. Nós vamos abrir uma sindicância para apurar a responsabilidade dos funcionários do cemitério, que não viram, que não notificaram, que não solucionaram o problema de o antigo ossuário estar aberto. Ele será lacrado ainda hoje [terça-feira, dia 15 de dezembro]. A sindicância visa apurar o que aconteceu, se houve uma erosão do material, se houve a ruptura proposital”, declarou Anderson.

Esse cemitério tem 90 anos e reúne, ao todo, 3,2 mil túmulos. A metade deles é particular, de famílias que pagaram pelo espaço. A outra metade é do tipo rotativo.

O procedimento-padrão é retirar os corpos depois de dois anos e colocá-los em sacos apropriados, identificados, e levá-los para ossuários. A prefeitura disse que não usa mais o antigo ossuário, que era coletivo, e sim novos ossuários com dez ossadas cada.

O processo administrativo para apurar a responsabilidade sobre o antigo ossuário estar aberto deve ser concluído em 30 dias. A Vigilância Sanitária de Camaragibe também deve verificar a situação do cemitério.

A prefeitura afirmou que fez um boletim de ocorrência pela internet no início da noite desta terça-feira (15). A Polícia Civil informou que nenhum boletim de ocorrência sobre o caso foi registrado até a última atualização desta reportagem.

G1 PE

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias