Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

06/01/2019 às 11h47m - Atualizado em 06/01/2019 às 11h58m

Dia de Reis: saiba a história da data em que as árvores de Natal são desmontadas

Este é tradicionalmente o dia em que acontece o encerramento das festividades natalinas

dscf2541

O primeiro domingo de 2019 é especial para os cristãos, ou seja, a grande maioria da população brasileira. Afinal, é 6 de janeiro, data em que se comemora o Dia de Reis, quando tradicionalmente as árvores de Natal são desmontadas, acontece a tradicional Queima da lapinha. 

Na Queima da lapinha, a imagem do Menino Jesus é retirada para ser entregue de presente a um homenageado. Em seguida, enquanto o público joga seus pedidos no fogo, na esperança de que sejam realizados. E as comemorações natalinas se encerram.

Como o próprio nome já diz, a celebração de Reis tem a ver com os reis magos, justamente por ter sido o dia, segundo a bíblia, em que o menino Jesus Cristo teria recebido a visita de Baltazar, Belchior (ou Melchior) e Gaspar durante a madrugada, presenteando-o com mirra, ouro e incenso, respectivamente.

Cada um dos reis magos teria saído de um lugar diferente da Terra rumo a Jerusalém: Baltazar da África, Belchior da Europa e Gaspar da Índia. Porém, muito provavelmente os reis magos não existiram de fato, servindo apenas como uma metáfora para relatar que a humanidade estaria prestando homenagens ao menino Jesus.

"O Evangelho de Mateus é o único a relatar a vinda de sábios do Oriente - não fala em reis, nem usa o número três", explica ao UOL Fernando Altemeyer Júnior, teólogo, filósofo e professor do Departamento de Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Em homenagem aos três sábios, o povo católico realiza a a folia de reis, tendo início em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Criso, e seguindo até o dia 6 de janeiro, dia em que os reis encontram o menino.

História – A Queima da Lapinha é uma manifestação religiosa do século 19 e que foi trazida pelos jesuítas para o Brasil. A lapinha simboliza a manjedoura onde nasceu o Menino Jesus. Além de ser um rito de despedida do Ciclo Natalino, a Queima da Lapinha antecipa o novo período festivo, abrindo caminho para o Carnaval.  

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias