Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

07/01/2022 às 15h21m - Atualizado em 07/01/2022 às 17h08m

Anvisa aprova produção da primeira vacina contra Covid 100% brasileira

Com a decisão, as vacinas disponibilizadas no Brasil pela Fiocruz serão produzidas com todas as etapas realizadas no País com o IFA nacional.

anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira (7/1), a inclusão na fabricação da vacina contra a Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) fabricado pela própria Fiocruz. Na prática, a decisão conclui o processo para que o Brasil tenha uma vacina 100% nacional, com todas as etapas de produção realizadas no país.
 
Com a decisão, as vacinas disponibilizadas no Brasil pela Fiocruz serão produzidas com todas as etapas realizadas no Brasil com o IFA nacional.
 
Para essa aprovação, a Anvisa avaliou os estudos de comparabilidade. As pesquisas demonstram que, ao ser fabricado no país, o insumo mantém o mesmo desempenho que o da vacina contra a Covid-19 importada.
 
Em maio de 2021, a agência já havia feito a Certificação de Boas Práticas de Fabricação do novo insumo, o que garante que a linha de produção cumpre com todos os requisitos necessários para a garantia da qualidade do IFA. Desde, então a Fiocruz vinha realizando a produção de lotes testes para obter a autorização de uso do IFA nacional no imunizante contra o novo coronavírus.
 
A vacina da Fiocruz está autorizada no Brasil desde 17 de janeiro de 2021 e recebeu o registro definitivo em 12 de março de 2021.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias