Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

11/01/2019 às 09h35m - Atualizado em 11/01/2019 às 12h44m

Hospital Regional Ermírio Coutinho só tem recursos para mais 10 dias

Unidade corre risco de interromper serviços caso não sejam regularizados os repasses da Secretaria Estadual de Saúde

hospital_ermirio-nazare_da_mata

O Hospital Regional Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, está em estado de alerta. A unidade, a maior do município, corre risco de interromper os serviços caso não sejam regularizados os repasses da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A direção estima que os recursos disponíveis só são suficientes para manter o hospital funcionando por mais dez dias. Cinco mil pacientes da região podem ser afetados se a situação não for resolvida.

O hospital recebe cerca de R$ 1,1 milhão por mês da SES e mais R$ 600 mil do Sistema Único de Saúde (SUS). “Os repasses do estado estão dois meses atrasados. Nosso hospital é responsável por todos os atendimentos de urgência, emergência e os partos da Mata Norte. Sei das dificuldades que o governo está enfrentando, mas como poderemos manter todos os funcionários e pagar as despesas de manutenção sem receber esse recurso?”, questiona o diretor da unidade, Francisco Madeiros.

Segundo Francisco, o pagamento da verba do SUS está regularizada e o hospital deve apenas o salário de dezembro aos funcionários. “Conseguimos pagar o salário de novembro e o décimo-terceiro com as reservas que tínhamos”, explica. Caso a unidade não receba o valor da SES, terá que funcionar atendendo apenas os casos de emergência. Não é a primeira vez que a unidade passa por dificuldades. Em 2016, o Ermírio Coutinho enfrentou situação semelhante.

 
Procurada, a SES negou que a verba estejam em atraso. Segundo o órgão, o repasse ao Ermírio Coutinho será realizado ainda nesta quinta-feira (10). Confira abaixo a nota completa:

“A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informa que não procedem os boatos de restrição do atendimento no Hospital Ermírio Coutinho, localizado em Nazaré da Mata. A unidade está atendendo normalmente à população. A SES esclarece, ainda, que mantem o diálogo permanente com a direção do Hospital e que o repasse ao serviço está sendo feito hoje”.

Do OP9

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias