Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

18/01/2024 às 01h08m - Atualizado em 18/01/2024 às 01h36m

Em Pernambuco, três vereadores são afastados dos cargos em operação contra peculato, corrupção, fraude em licitação e lavagem de dinheiro

Entre os parlamentares alvos da operação está o presidente da Câmara do município de Santa Terezinha, no Sertão, José Martins. Varlamentares afastados vão usar tornozeleira eletrônica.

goe-policia_civil_1

Na manhã desta quarta-feira (17), a Polícia Civil de Pernambuco deflagrou a operação Conluio 2, que é a segunda fase de uma operação desencadeada em maio de 2023 no Sertão. Foram afastados três vereadores da cidade de Santa Terezinha, incluindo o presidente da Câmara, por associação aos crimes de peculato, corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, duplicata simulada e lavagem de dinheiro.

O delegado responsável pelo caso, Gregório Ribeiro, informou ao g1 que o objetivo foi de desarticular uma organização criminosa na Câmara de Vereadores que fraudava contratos para receber valores das licitações de 2019 a 2023. No total, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão nos endereços de sócios de empresas que faziam parte do esquema criminoso em São José do Egito, Tabira e também em três cidades da Paraíba: Princesa Isabel, Patos e João Pessoa.

Na primeira fase da operação, em 2023, foram presos dois vereadores e a ex-tesoureira da Câmara. Nesta fase, os três vereadores afastados vão usar tornozeleira eletrônica e devem ficar longe dos prédios da administração pública.

"Naquele primeiro momento tivemos a prisão de dois vereadores e da tesoureira da Câmara e nesse segundo momento houve o cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão e o afastamento de três vereadores, incluindo o atual presidente da Câmara, e ainda o bloqueio de mais de R$ 2 milhões em ativos", explicou Gregório Ribeiro.

Ainda de acordo com o delegado, o inquérito agora entra na fase de conclusão. Nesta fase, os documentos coletados serão analisados e depois encaminhados para o Judiciário.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias