Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

21/01/2016 às 17h02m - Atualizado em 21/01/2016 às 17h06m

Com mais de dois anos de atraso, Via Mangue é inaugurada no Recife

Presidente Dilma Rousseff veio à cidade para inauguração da pista leste. Obra deveria estar totalmente concluída em setembro de 2013.

Dilma, Paulo Câmara e Geraldo Julio inauguram pista leste da Via Mangue no Recife (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Com quase dois anos e meio de atraso, a Via Mangue foi finalmente concluída e entregue à população do Recife em sua totalidade. A pista leste, último trecho da intervenção a ser terminado, foi oficialmente inaugurada nesta quinta-feira (21) pela presidente da República, Dilma Rousseff (PT). A obra deveria ter sido inaugurada no último domingo (17), mas o ato teve que ser adiado após uma solicitação da presidência para atender à agenda da chefe de estado. A pista expressa ligará a Zona Sul ao Centro do Recife. O trânsito será liberado por volta das 12h desta quinta.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), receberam a presidente na Base Aérea do Recife e a levaram até a via, onde uma fita foi cortada pelas autoridades. Ainda estiveram presentes na cerimônia o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, abriu a cerimônia parabenizando os três mil funcionários que trabalharam na obra. "São homens e mulheres que passaram por aqui, trabalhadores que se dedicaram, deram o sangue e o suar dia e noite. É um momento importante poder escutar eles dizendo que tem orgulho de participar de uma obra tão bonita", lembrou. O administrador municipal ainda fez uma homenagem a Zé Alencar, Celso Furtado e o ex-governador Eraldo Gueiros

Recebida entre vaias e aplausos, a presidente Dilma Rousseff também cumprimentou os trabalhadores que fizerem, segundo ela, uma obra de grande envergadura no meio da cidade. "Com ela [obra] nós estamos avançando em uma das questões mais fundamentais nas cidades do nosso país, que é questão da mobilidade urbana. Um dos problemas enfrentados nas maiores cidades do mundo é o tempo que se perde no trânsito. Nós queremos que essa quantidade de tempo seja menor para que as pessoas possam desfrutar melhor do seu tempo pessoal. Acredito que demos um grande passo aqui", ponderou.

Nos arredores do local reservado para o ato, cerca de 400 pessoas realizaram dois protestos concomitantes na Avenida Domingos Ferreira, também em Boa Viagem, na altura da Rua Tomé Gibson. Trabalhores ligados à União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) e servidores da Prefeitura do Recife fecharam as duas pistas da avenida, causando transtornos no trânsito.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) esteve no local orientando os motoristas. Logo após o ato da presidente, os manifestantes liberaram a pista. Os canavieiros cobram mais apoio do governo federal, afirmam que o setor está descapitalizado e que a presidente teria feito promessas à catergoria durante a campanha que até aqui não cumpriu. Já os servidores protestam contra o prefeito Geraldo Julio por não terem recebido reajuste salarial.

Pista leste da Via Mangue (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Números
A investimento para toda a Via Mangue foi de R$ 433, 2 milhões; destes, cerca de 95% financiados pela Prefeitura do Recife e os outros 5% através de convênio com o Governo Federal. A abertura da pista leste vai permitir a implantação da faixa azul de ônibus da Avenida Conselheiro Aguiar na segunda-feira (25).

O trecho leste possui 4,36 km de extensão e, assim como o oeste, não possui semáforos ou cruzamentos. Ele vai da Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem, até a Rua Manoel de Brito, no Pina. Essa última, foi alargada para garantir a boa fluidez em direção ao Túnel Josué de Castro. As ruas Maria Carolina, Eduardo Wanderley Filho, Padre Bernadino Pessoa, Tenente João Cícero, José Maria de Miranda e Tomé Gibson serão utilizadas como entradas e saídas para a via. A expectativa é de que a pista absorva 30% do trânsito de carros da Avenida Boa Viagem: a média é de 37 mil carros por dia passando no local.

A novidade da pista é a faixa cicloviária, que será implantada e já estará em funcionamento a partir da inauguração. A ciclovia vai ter a extensão da faixa leste: 4 km. Ela vai se unir à ciclofaixa já implantada na Rua Antônio Falcão, e a do Jardim Beira Rio, que será implantada junto com a abertura da pista leste e vai conectar a Ciclovia Via Mangue com a já existente no entorno do Shopping RioMar, totalizando 7 km de extensão.

Na Avenida Conselheiro Aguiar, a redução de carros será de 15% dos mais de 36 mil carros que passam diariamente. Quem passar pelo local deve ter atenção à velocidade permitida de 60 km -- a partir desta quinta os radares já vão multar quem passar acima dessa velocidade.

As obras da Via Mangue começaram em abril de 2011 e faziam parte do pacote de obras da cidade para a Copa do Mundo. Deveriam ser entregues em setembro de 2013, meses antes do Mundial. Com falta de recursos, a conclusão foi adiada inúmeras vezes. A pista oeste foi liberada em maio de 2014. Já a leste, que após os adiamentos deveria ter sido entregue em dezembro do mesmo ano, só teve as obras retomadas em maio de 2015 e finalizados neste mês de janeiro.


As informações são do G1 Pernambuco

Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias