Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

05/02/2018 às 14h33m - Atualizado em 06/02/2018 às 07h42m

Pernambuco: Início de ano letivo da Rede Estadual com mais uma escola inaugurada

Equipamento foi inaugurado, nesta segunda, em Igarassu, pelo governador Paulo Câmara e beneficiará 1.200 estudantes da região

ete

IGARASSU - Reforçando cada vez mais o compromisso do Governo de Pernambuco com a chamada "agenda do futuro", o governador Paulo Câmara aproveitou a abertura do Ano Letivo 2018 da Rede Estadual, nesta segunda-feira (05.02), para entregar a  Escola Técnica Estadual (ETE)  Jurandir Bezerra Lins. Localizada neste município, a unidade contou com um investimento de aproximadamente R$ 11,9 milhões - recursos provenientes do Governo do Estado, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Educação (MEC). "Com esse novo equipamento, damos a oportunidade para que os alunos tenham condições de cursarem uma escola de tempo integral com curso técnico que, com certeza, será muito importante em suas formações profissionais. Continuaremos com o olhar que temos para a educação, buscando melhorar a qualidade de vida da população e preparar melhor a futura geração de pernambucanos para os desafios do mundo", destacou Paulo, frisando que 1.200 estudantes de toda a região serão beneficiados.

A nova ETE é uma das 41 em funcionamento da Rede. Neste primeiro momento, conta com 180 estudantes que participaram de seleção e estão regularmente matriculados no 1° ano do Ensino Médio, com atividades pedagógicas em tempo integral. Eles estudarão nos cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Guia de Turismo. Seguindo o padrão estrutural das demais ETEs já implantadas no Estado, a nova escola conta com 12 salas de aula, secretaria, almoxarifado, hall de acesso, diretoria, coordenação, biblioteca, banheiros e sala dos professores. É equipada também com laboratório de informática, laboratório de ciências, laboratório de física/matemática, cozinha, despensa, recreio coberto/refeitório, quadra coberta, além de vestiário e laboratórios especiais. 

O ministro da Educação, Mendonça Filho, pontuou a importância da experiência positiva que os jovens terão ao adentrar em um espaço educacional que une o ensino de nível médio com a formação técnica. "A partir de hoje, os alunos aproveitarão o espaço magnífico desta Escola Técnica Estadual, que é realmente uma obra muito expressiva e contempla, de forma adequada, a expectativa de toda a população de Igarassu. Especialmente, os jovens que sonhavam com um ambiente educacional melhor e, principalmente, um ambiente em que se pudesse casar a educação de nível médio com a formação técnica, o que vai ser proporcionado, naturalmente, por intermédio deste equipamento de educação", concluiu.

O secretário estadual de Educação, Fred Amancio, destacou o empenho que o Governo de Pernambuco vem tendo para estimular o fortalecimento da educação do Estado. "Como sempre tem sido feito nos últimos anos, o governador Paulo Câmara faz um evento importante no dia de início do ano letivo. Este ano, com inauguração de escola. É a nossa ETE de número 41 e a 14ª inaugurada por Paulo Câmara. Ou seja, o governador, desde o início de sua gestão, vem fortalecendo a nossa rede e contribuindo para ampliar a nossa gama de escolas em tempo integral. Nós agradecemos essa prioridade e vamos seguir avançando mesmo nesse contexto atual de crises e dificuldades", enalteceu.

Cercada de expectativas e anseios para o novo ano letivo que se inicia, a aluna Emilly Cabral, de 14 anos, que cursará o técnico de Guia de Turismo, ressaltou que o modelo de ensino da ETE dialoga com a perspectiva de um futuro promissor. "A escola é muito boa. Tudo novo, tudo organizado. Estudando aqui, muita coisa em minha vai mudar.  Como eu farei o Ensino Médio junto a um curso técnico, vai ficar mais fácil, no futuro, ingressar na área que eu quero", assegurou.

mochila_escolarREDE – Atualmente, a Rede Pública Estadual de Educação contempla um universo de 1.054 escolas distribuídas em todos os municípios do Estado, incluindo Fernando de Noronha. De acordo com dados do censo mais recente, atualmente são 622 mil estudantes matriculados nas escolas estaduais.

Também acompanharam o governador na solenidade os secretários estaduais Nilton Mota (Casa Civil). Alexandre Valença (Micro e Peq. Empresas) e João Campos (Chefe de Gabinete); o presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchôa; os deputados federais Severino Ninho, Tadeu Alencar e Creuza Pereira; os prefeitos Márcio Ricardo (Igarassu), Joamy (Araçoiaba), José Bezerra (Itapissuma), Paulista (Júnior Matuto); e o presidente da Câmara Municipal de Igarassu, vereador Elvis Henrique.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias