Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

09/02/2014 às 05h54m - Atualizado em 22/03/2014 às 16h07m

CPRH faz consulta pública para criar novas Unidades de Conservação

Nos próximos dias 10 e 11 de fevereiro a CPRH realiza Consulta Pública para avaliar as propostas de criação das Unidades de Conservação em Suape.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), através da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), realiza nos próximos dias 10 e 11 de fevereiro consultas públicas referentes às propostas de criação das Unidades de Conservação (UC) localizadas em Suape, no litoral sul do Estado. Nos encontros, será possível que as populações locais, representantes municipais, organizações da sociedade civil, pesquisadores, entre outros, sejam informados e opinem sobre as propostas de criação das UCs. "A participação da população local nestes eventos é muito importante para a estruturação destas Unidades", destacou o diretor de Recursos Florestais e Biodiversidade da CPRH, Paulo Teixeira.

Na segunda-feira (10), a Consulta Pública será no auditório da Escola Municipal Santo Cristo, às 9h30, em Ipojuca, para verificação da proposta de criação da Unidade de Conservação no Estuário Ipojuca/Merepe. Já no dia 11 de fevereiro, a comunidade poderá participar da Consulta Pública sobre a criação da Unidade de Conservação no Engenho Ilha. O evento está marcado para as 9h30, no auditório da Escola Municipal Vereador Reginaldo Loreto da Silva, em Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho.

Para 2014, a meta do Governo do Estado de Pernambuco é a criação de 16 novas Unidades de Conservação. No último dia 30, uma audiência pública realizada em Petrolina, sertão do Estado, discutiu a criação de duas novas UCs: O Parque Estadual Reserva do Areial, com 1.600 hectares, e o Refúgio de Vida Silvestre Riacho Pontal, com 4.627 hectares.

Unidade de Conservação no Estuário Ipojuca/Merepe:
Localizada ao sul do Porto de Suape, a Unidade de Conservação Ipojuca/Merepe tem aproximadamente 1400 hectares de área apresentando grande parte de seu ecossistema de mangue e restinga. A proposta de criação desta UC sugere que a área seja categorizada como Unidade de Conservação de Uso Sustentável, onde é permitido o uso direto dos bens naturais de forma sustentável.

Unidade de Conservação no Engenho Ilha:
Com área de aproximadamente 1500 hectares, a UC do Engenho Ilha está situada ao norte do Porto de Suape em local com fragmento importante de mangue e restinga. A categoria proposta para essa Unidade também é de Uso Sustentável e prioriza a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela de seus recursos naturais.


Timbaúba Agora/Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental / CPRH

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias