Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

09/02/2017 às 07h31m

Governo de Pernambuco qualifica pessoas com Síndrome de Down para o mercado de trabalho

Solenidade comandada pelo governador Paulo Câmara no Palácio do Campo das Princesas marcou a entrega de certificados do Curso de Recepcionistas de Eventos

Buscando a valorização da diversidade e a inclusão social da população pernambucana com necessidades especiais no mercado de trabalho, o governador Paulo Câmara, ao lado da primeira-dama Ana Luíza, comandou, nesta terça-feira (07.02), a cerimônia de entrega de certificados a 25 jovens e adultos do Curso de Recepcionistas de Eventos para Pessoas com Síndrome de Down. A solenidade, realizada no Palácio do Campo das Princesas, contou com a presença dos familiares e amigos dos participantes, além de empresários do setor de turismo envolvidos com a ação e autoridades. Para Paulo, a iniciativa dialoga com o compromisso constante do Estado em promover ações de inclusão e valorização do setor.

“Saber dessa vontade, desse ímpeto que eles têm de trabalhar e mostrar suas capacidades é muito gratificante. É um incentivo que o Estado tem que promover, e nós sabemos dessa importância. Todos eles estão preparados para atuar na recepção de qualquer evento, e, com isso, vão poder ampliar seus horizontes e desenvolver suas potencialidades, que são muitas”, ressaltou o chefe do Executivo estadual. Paulo destacou ainda as experiências de alguns deles em órgãos governamentais. “A gente já tem aqui, no Palácio, experiências exitosas com a atuação de alguns deles na visitação, e em outras secretarias. São pessoas que, quando recebem a oportunidade, elas cumprem bem o seu papel, além de transmitirem muito amor às pessoas”, disse.

Oferecido de forma gratuita, o curso foi realizado entre os dias 24 e 27 do último mês de janeiro, no Centro de Convenções de Pernambuco, sob a coordenação da professora Adriana Cavalcanti e monitoria do primeiro turismólogo do Brasil com Síndrome de Down, Bruno Ribeiro. Com uma carga horária de seis horas/aula e uma metodologia dinâmica, interativa e lúdica, a programação incluiu informações sobre o melhor atendimento das pessoas em eventos; como receber, produzir crachás e conduzir os convidados, além de uma palestra final que debateu sobre a inclusão desse público no mercado de trabalho.

Com a conclusão do curso, os participantes serão inseridos em um banco de encaminhamento de vagas da Empresa Turismo de Pernambuco Eduardo Campos (Empetur), facilitando o acesso dos alunos às oportunidades do mercado. Pela grande procura durante o período de inscrições, uma nova turma do mesmo curso será iniciada ainda esse mês de fevereiro. Ao todo, 22 pessoas estavam na lista de espera e serão contempladas na próxima formação.

Para o secretário estadual de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, é um compromisso incansável de sua pasta continuar investindo na realização de projetos que visem a inserção desses indivíduos no setor turístico pernambucano. “Eles dão exemplo de superação, e isso nos estimula a continuar a investir ainda mais na qualificação e na promoção de novas oportunidades. É com grande alegria que celebramos a finalização desse curso, já planejando outros”, pontuou.

Muito feliz com o momento, Miguel de Souza, de 19 anos, declarou sua satisfação em concluir o curso e disse estar preparado para logo mostrar serviço. “Eu sou capaz para trabalhar. Eu gosto de receber as pessoas, e esse é o meu sonho. Eu só tenho a agradecer pela oportunidade”, afirmou. Miguel, que já foi contratado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Pernambuco (ADVB-PE), para atuar no Shopping Riomar, comemorou seu primeiro emprego. “Começo amanhã e estou ansioso demais”, celebrou.

Brenda Cabral, irmã do jovem Miguel, confessou o mesmo sentimento de realização e afirmou que esse processo vai ajudar na construção de uma independência e autoestima mais saudável para ele e todos os outros participantes. “Só dele saber que está indo trabalhar e será remunerado por isso, dá a ele a noção de independência e empoderamento. E nós, familiares, ficamos felizes por eles serem reconhecidos não pela síndrome, mas pela vontade e capacidade que eles demonstram de vencer os desafios”, afirmou.

Na ocasião, também foi entregue o título de "Empresário Empreendedor Parceiro da Inclusão" a sete empresas colaboradoras que promovem a valorização da diversidade através da inclusão. Representando o grupo de empresários, Marcos Freitas, dono da Martur Viagens e Turismo, com loja no Aeroporto do Recife, frisou a importância do contato profissional direto e diário com pessoas que possuem necessidades especiais na desmistificação de preconceitos. “Nós passamos a reconhecer as potencialidades individuais de cada um através do convívio. Sabemos que eles são capazes de receber muito bem os nossos clientes, e já estamos agilizando a contratação de alguns para a nossa loja”, registrou.

Participaram da cerimônia também os secretários estaduais João Campos (Chefe de Gabinete) e José Neto (Assessoria Especial); o chefe da Casa Militar de Pernambuco, coronel Eduardo Pereira; o presidente da Empetur, Adailton Feitosa; o presidente do Recife Convention & Visitors Bureau, Bruno Herbert; a secretária de Turismo do Recife, Ana Paula Vilaça; o superintendente regional do Banco do Nordeste, Marcílio Morais; o reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão; e o deputado estadual Jadeval de Lima.

Fotos: Wagner Ramos/SEI

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias