Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

09/02/2019 às 13h08m - Atualizado em 09/02/2019 às 15h12m

Aniversário do Frevo é comemorado com muita festa em Timbaúba

A Prefeitura fará na noite de hoje, um grande arrastão da folia. O Frevo ganhou este nome em referência a rapidez no movimento dos pés e corpo, como se o chão estivesse a 'ferver'.

carnaval

No dia em que é comemorado o aniversário do ritmo genuinamente pernambucano, várias cidades fazem festa em homenagem aos 112 anos do Frevo neste sábado, 9 de fevereiro. Em Timbaúba, cidade da Mata Norte pernambucana, a prefeitura através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, fará na noite de hoje, um grande arrastão com orquestras de Frevo da cidade e outras agremiações carnavalescas. A saída será às 19 horas no Bairro de Mocós, e irá percorrer as principais avenidas do Centro da cidade.

9 de fevereiro, também é a data na qual o Frevo recebeu título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela ONU e Patrimônio Cultural do Brasil concedido pelo Iphan. O ritmo tem sua efervescência representada através do trabalho de maestros, músicos, agremiações e passistas, que mantém vivas as tradições.

Leia também: Grande arrastão de orquestras de Frevo marcará abertura do Carnaval de Timbaúba

História do Frevo

O Frevo se originou no final do século XIX, durante as celebrações do Carnaval de Pernambuco. A dança é um manifesto popular marcado pela ocupação das ruas, da resistência e luta das classes menos favorecidas.

Datado em 9 de fevereiro, o aniversário do frevo surgiu após convenção de intelectuais, historiadores e poder público, que reconheceram oficialmente a primeira aparição do frevo no Jornal Pequeno, em 1907. Mesmo assim, o movimento cultural já existia antes da divulgação no jornal é o que aponta alguns historiadores.

Com influência de ritmos agitados e frenéticos, como o maxixe, as marchinhas carnavalescas, a capoeira e outros estilos africanos, o frevo ganhou este nome em referência a rapidez no movimento dos pés e corpo, como se o chão estivesse a “ferver”.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias