Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

19/02/2016 às 11h10m - Atualizado em 19/02/2016 às 11h23m

Forrozeiros vão a Brasília para reivindicar que São João se torne feriado nacional

O ministro do Turismo, Henrique Alves, se comprometeu a trabalhar para que uma emenda parlamentar de R$ 13 milhões seja liberada para financiar festas juninas

Cerca de 20 dos principais nomes do forró tradicional nordestino estiveram nos ministérios do Turismo e da Cultura para pedir, entre outras reivindicações, que o dia de São João se torne feriado nacional. Nesta quarta-feira (17), nomes como Alcymar Monteiro, Genival Lacerda e Adelmario Coelho cobraram empenho dos ministros Henrique Eduardo Alves e Juca Ferreira, já que em agosto de 2015, o deputado Valmir Assunção (PT-BA) apresentou um projeto de lei na Câmara dos Deputados para que o feriado seja nacionalizado.Atualmente, o São João, comemorado em 24 de junho, é feriado em alguns estados do Nordeste, como Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Paraíba.

Os artistas argumentam que, enquanto festas como o carnaval têm seus eventos concentrados em algumas poucas capitais brasileiras, o São João está mais presente nas pequenas cidades do interior.“Gostaríamos que o São João se tornasse uma festa do calendário oficial do governo brasileiro, que o 24 de junho seja feriado nacional e que nós tenhamos força como movimento cultural do Brasil, porque o São João é a maior festa brasileira”, disse o cantor e compositor cearense Alcymar Monteiro.

Com a nacionalização do feriado, os forrozeiros esperam que os governos de regiões com tradição mais tímida de festas juninas passem a investir mais na data.Segundo os artistas, atualmente, grande parte do dinheiro investido nas festas juninas é destinado a bandas com músicas de apelo sexual, muitas vezes de objetificação da mulher. “Poucos controlam , inclusive com conteúdo machista, e nós não podemos fortalecer isso com dinheiro público”, disse o cantor baiano Adelmario Coelho, que lidera o movimento “São João – Um Novo Produto do Turismo Cultural para Unir o Brasil”.

Entre as principais queixas apresentadas durante a reunião com o ministro Henrique Eduardo Alves, está a descaracterização das festas juninas.O grupo que foi a Brasília está preocupado em garantir recursos para a realização das festas juninas deste ano, no momento em que diversas cidades brasileiras enxugaram o orçamento para o setor cultural.

Dezenas de prefeituras cancelaram o apoio oficial ao carnaval deste ano, por exemplo. O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, se comprometeu a trabalhar para que uma emenda parlamentar de R$ 13 milhões, aprovada pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, seja liberada pelo Ministério do Planejamento e empregada integralmente na promoção das festas juninas.

O ministro também se comprometeu a incluir a cultura junina nas apresentações de promoção do turismo no Brasil feitas pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) em outros países. “Vamos fazer com que essa festividade, tão entranhada no nosso Nordeste, possa tomar conta do país e do mundo”, disse o ministro.“Se eles fizerem metade do que dizem, já saímos daqui vitoriosos”, comentou o cantor e compositor paraibano Genival Lacerda, antigo parceiro de Luiz Gonzaga e um dos artistas mais reverenciados do forró.


Com informações da Rádio Jornal
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias