Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

27/02/2019 às 11h38m

Cai número de crimes violentos no final de semana pré-Carnaval

Este ano, Pernambuco registrou no final de semana pré-Carnaval, comparado ao ano de 2018, uma queda de 55% no número de homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

seguranca_festas-eventos

Este ano o Estado de Pernambuco registrou, quando comparado ao ano de 2018, uma queda de 55% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que são homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, no período que compreende o final de semana pré-Carnaval. Os dados apontam um total de 25 crimes dessa natureza na última sexta-feira, sábado e domingo, enquanto os mesmos dias anteriores ao Carnaval do ano passado chegaram a 55. 

“Esse é o menor número dos últimos 16 anos para esse período. É resultado do maior investimento feito no segmento pelo Governo do Estado. Um esforço extraordinário, somado ao trabalho ordinário que já é realizado pelas polícias do nosso Estado”, explica o secretário de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), Antônio de Pádua.

Na sexta, foram 10 mortes, oito no sábado e sete no domingo, totalizando 25. O secretário explica que a secretaria traçou estratégias de atuação a partir da divisão da época carnavalesca em três partes: a pré, que abrange do dia 05 a 28 de fevereiro; a época do Carnaval, que vai do dia 1º a 06 de março; e a pós, que vai de 07 a 17 de março. O período que compreende os dias entre 05 de fevereiro e 17 de março recebeu um acréscimo de R$ 500 mil, quando comparado aos investimentos feitos no Carnaval do ano de 2018. 

“Ao todo, foram R$ 9,5 milhões para este período neste ano de 2019. Isso significa que foi possível um aumento de 12,6% no número de pessoas trabalhando em várias frentes, como polícia científica, militar, guardas, entre outros profissionais. Tudo para assegurar o bem estar das pessoas que vão brincar o Carnaval. Em números absolutos, são 52 mil postos de trabalho criados para essa época”, continua o secretário.

Desde 2004, o menor número que Pernambuco havia registrado dentro dessas circunstâncias, foi 34 CVLIs no ano de 2014. E o maior foi em 2018, com 20 mortes na sexta, 19 no sábado e 16 no domingo, totalizando 55. “É um dado que indica que o trabalho do Governo do Estado e da SDS está no caminho certo. A expectativa é de que essa redução seja observada, também, no período de Carnaval e no pós. Estamos somando esforços para isso”, explicou o secretário Antônio de Pádua.

Da Folha PE

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias