Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

06/03/2021 às 08h01m - Atualizado em 06/03/2021 às 08h37m

Feriado da Data Magna de Pernambuco é celebrado neste sábado, 6 de março

A data presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana de 1817, quando o Estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial, durante 75 dias.

 palacio_do_campo_das_princesas

Data Magna de Pernambuco - Instituída pelo governador Paulo Câmara, em 2017, ano do bicentenário da Revolução de 1817, a data presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial, durante 75 dias. A república, apesar de breve, deixou um legado inestimável que inspira o povo até os dias atuais.

História - O movimento de libertação contra a opressão da Corte Portuguesa foi liderado por Domingos José Martins, com o apoio de Antônio Carlos de Andrada e Silva e do Frei Caneca. Os revolucionários, inspirados pelas ideias iluministas, instalaram um governo provisório que tinha como propostas a proclamação da República, a extinção de impostos abusivos e a elaboração de uma Constituição que garantisse os direitos dos cidadãos, a exemplo da igualdade de todos perante a lei, a liberdade religiosa e de imprensa. A revolução conseguiu reunir representantes dos mais diversos segmentos da sociedade, como religiosos, militares e intelectuais, que, juntos, desejavam a emancipação política e a implantação de um governo republicano.

Dois meses após seu estopim, o movimento foi sufocado pelas tropas da Coroa Portuguesa, que cercaram a cidade do Recife por terra e mar, culminando na prisão e morte de seus líderes. Mesmo derrotada, a revolução perpetuou ideias e colaborou com a Independência do Brasil, proclamada apenas cinco anos depois do levante pernambucano. Em 1917, no centenário da Data Magna, foi feriado nacional.

Em 2017, ano do bicentenário da Revolução de 1817, Pernambuco organizou uma vasta programação cultural, com debates, palestras e exposições, para marcar as festividades dos 200 anos da eclosão do movimento revolucionário que estabeleceu a primeira república no Brasil.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias