09/03/2021 às 09h32m - Atualizado em 09/03/2021 às 09h35m
Homem morre ao cair de paredão de barragem na Zona da Mata Norte de Pernambuco
Polícia Civil informou, nesta segunda (8), que abriu um inquérito para a apurar uma 'morte a esclarecer', ocorrida na localidade de Murupé, em Vicência.
Um homem morreu ao cair do paredão da Barragem de Siriji, na Zona Rural de Vicência, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, distante 89 quilômetros do Recife. A Polícia Civil trata o caso como "morte a esclarecer". O reservatório acumula água para o abastecimento de oito cidades da região.
Ainda segundo a polícia, a vítima é um homem de 45 anos, que não teve o nome divulgado. Um inquérito foi aberto para apurar o fato, ocorrido nesta segunda-feira (8), na localidade de Murupé.
Segundo informações da Delegacia de Vicência, a vítima se desequilibrou, despencou e morreu na hora. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que tomou conhecimento sobre o fato nesta segunda.
Ainda de acordo com a delegacia, equipes foram até a barragem nesta segunda retirar o corpo do homem. O cadáver da vítima seguiu para o Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife.
Informações repassadas pela delegacia dão conta de que o homem estava nos degraus do paredão da barragem, que mais parece uma grande escada.
Os agentes receberam a informação de que a vítima estaria consumindo bebidas alcoólicas no paredão.
Atualmente, o reservatório conta com água para abastecer municípios da região, mas a queda ocorreu em uma área que está seca, segundo informou a delegacia.
O reservatório faz parte do sistema de abastecimento na Zona da Mata Norte, gerenciado pela Compesa. A barragem tem capacidade para armazenar 17,3 milhões de metros cúbicos de água.
Compesa
Por meio de nota, a empresa disse que o caso está sendo investigado pela Polícia, "não tendo a companhia, maiores detalhes até o momento, sobre o incidente, que vitimou uma pessoa".
A Compesa informou, ainda, que a área de barragem é restrita, "não devendo as pessoas adentrarem em qualquer ponto de sua extensão, mas que, infelizmente, essa orientação nem sempre é respeitada".
Perigo
Em 2019, um vídeo mostrou uma aventura perigosa em um reservatório da Compesa. O flagrante foi feito na barragem de Tiúma na zona rural de Timbaúba, cidade localizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco, distante 105 quilômetros do Recife.
O vídeo mostra homens tomando banho, pendurados no paredão do reservatório de Tiúma. Ele tem 16 metros de altura e 132 metros de comprimento, segundo a Compesa. (Veja vídeo acima).
Fonte: G1 PE