Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

09/03/2022 às 02h52m - Atualizado em 09/03/2022 às 09h03m

Mulher e bebê de 10 meses são vítimas de ataque de cães da raça Pitbull no Recife

O menino estava na frente de casa nos braços da tia, quando os cachorros de um vizinho surgiram e tiraram o bebê de seus braços. Ele teve ferimentos na cabeça perto dos olhos e nas pernas.

bebe_atacado_por_pitbull 

Um bebê de 10 meses e a tia dele, que o segurava no colo, ficaram feridos após cães partirem para cima deles na rua em que moram, no bairro dos Torrões, na Zona Oeste do Recife. Segundo a família e a Polícia Militar, os dois cachorros da raça pitbull fugiram da casa de um vizinho.

Os parentes contaram, nesta terça-feira (8), que o bebê foi mordido na cabeça, perto do olho; teve arranhões no rosto e também ferimentos na coxa.

A cuidadora de idosos Valdicleide Nascimento estava no trabalho quando recebeu a ligação contando que o filho, Enzo, tinha sofrido um acidente. “Sai correndo, quase ia sendo atropelada na BR-101. Cheguei em menos de 20 minutos”, recordou.

cachorro_cao_rottweilerO bebê estava no colo de Renata Oliveira, cunhada de Valdicleide que fica com o menino enquanto a mãe dele trabalha, quando tudo aconteceu. Ela estava sentada na calçada e contou que os dois cães surgiram do nada e foram direto para cima do menino, tirando-o do colo dela.

A dona de casa Valdirene Silva, irmã da mãe de Enzo, ouviu os gritos de socorro e correu para a rua para ajudar e foi quem conseguiu tirar o sobrinho da boca de um dos cães. Ao fazer isso, ela caiu e quebrou um dedo do pé.

Segundo os parentes, a mulher do dono dos pitbulls teria chegado do trabalho e estava pegando uma bicicleta, quando os cães fugiram.

O menino foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Torrões e passou também pela Policlínica Lessa de Andrade, para tomar antirrábica, segundo a família. Ainda preocupada com os ferimentos do filho, a mãe levou o bebê para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby.

Renata está machucada no nariz, no peito, no tornozelo. Meu filho levou cinco pontos na testa, está com o olho inchado, todo arranhadinho”, relatou a mãe.

Segundo o HR, o menino foi atendido na emergência pediátrica e teve um quadro não cirúrgica, tendo passado por procedimentos no rosto e na cabeça. O quadro de saúde era considerado estável nesta terça-feira (8).

Veja outros casos de cães clicando AQUI

À PM, o pai do menino informou que o dono dos cachorros se prontificou a arcar com as despesas. mas que a mãe da vítima não aceitou. Por isso, o vizinho foi levado à Central de Plantões da Capital, no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife.

Legislação

No estado de Pernambuco, uma lei de 2003 determinou parâmetros para criação de cães das raças pitbull e rottweiler. As regras foram alteradas em 2021 para incluir cachorros com histórico de agressividade ou de comportamento 'antissocial', independente de porte e raça.

Em propriedades particulares, a lei determina que é obrigatório ter uma área específica para os cachorros cercada com grade. Nos passeios em locais públicos, apenas maiores de idade podem conduzir os cachorros, que devem estar com guia curta, coleira tipo enforcador e focinheira.

Além disso, os animais devem usar coleira com nome e telefone do proprietário. “Caso o cão seja de propriedade de pessoa jurídica, deverá constar na coleira do animal o nome da empresa e telefone”, diz a lei.

Ainda de acordo com a legislação, os cães citados pela nova lei só podem ser levados para espaços públicos por pessoas com mais de 18 anos. Nesses casos, os animais deverão utilizar equipamentos de contenção, como guias curtas, focinheiras e outros dispositivos que “garantam a integridade física das pessoas, mas não causem sofrimento ao animal”.

Caso os donos descumpram normas, os animais poderão ser apreendidos e levados para canis municipais ou espaços de acolhimento, e o dono pode ser multado em valores que vão de R$ 1 mil a R$ 10 mil.

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias