Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

17/03/2020 às 07h11m - Atualizado em 17/03/2020 às 08h40m

Pedagogo e filósofo Paulo Freire se torna patrono da educação em Pernambuco

Lei foi assinada, nesta segunda-feira (16), pelo governador Paulo Câmara. Freire desenvolveu método educacional que ajudou alfabetizar os mais pobres.

paulo_freire

O pedagogo e filósofo Paulo Freire se tornou, nesta segunda-feira (16), o patrono da educação de Pernambuco. A lei foi assinada pelo governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas, sede da administração estadual, no Recife.

Autor de um método educacional desenvolvido no início dos anos 1960, Freire nasceu no Recife, em 1921, e morreu em 1997. Com sua metodologia, deu oportunidade alfabetização à população mais pobre, sobretudo, na área rural, usando palavras e expressões do cotidiano.

Na ditadura militar (1964-1985) foi preso e teve que se exilar no Chile e em outros países. Ele escreveu “Pedagogia do Oprimido, a única obra brasileira a aparecer na lista dos 100 títulos mais pedidos pelas universidades de língua inglesa consideradas pelo projeto Open Syllabus.

O projeto que tornou Paulo Freire o patrono da Educação em Pernambuco foi aprovado no dia 3 de março deste ano pela Assembleia Legislativa (Alepe). A proposta partiu do deputado Professor Paulo Dutra (PSB).

Na justificativa, o parlamentar lembrou que Freire foi homenageado com pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da América e da Europa e também cita a lei nº 12.612/2012, que declara o educador como patrono da educação brasileira.

Por meio de nota, o governador justificou a homenagem. Segundo Paulo Câmara, Paulo Freire foi "um dos maiores educadores do país, e além de muitas obras importantes, deixou como legado um eficaz método de alfabetização, adotado no Brasil e no exterior". Para chefe do Executivo estadual, Pernambuco "lhe devia esta homenagem".

Do G1 PE

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias