Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

20/03/2023 às 23h03m - Atualizado em 21/03/2023 às 03h11m

Caruaru decreta situação de emergência por 180 dias após chuvas registradas no município

Medida foi publicada no Diário Oficial após reunião do Comitê de Crise do município.

caruaru

Neste domingo (19), o prefeito de Caruaru, no Agreste, Rodrigo Pinheiro, decretou situação de emergência pelo prazo de 180 dias no município após as chuvas registradas desde o último sábado (18). O documento foi publicado no Diário Oficial após uma reunião do Comitê de Crise, que reuniu secretários do município e representantes da Defesa Civil.

O texto do documento diz que a chuva provocou danos em ruas e equipamentos de uso coletivo, bem como um número considerável de afetados humanos. O decreto considera que a somatória dos danos, ultrapassam a capacidade orçamentária de resposta do município e afirma que o acúmulo pluviométrico é o dobro esperado para todo o mês de março, segundo a média histórica.

"Nossas equipes estão nas ruas desde o sábado (18), trabalhando junto da população pra poder minimizar os impactos dessa grande chuva que aconteceu aqui no Agreste. O decreto está publicado e agora a prefeitura vai tomar as ações que precisam ser feitas", explicou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil para realização de ações de manutenção das atividades administrativas, prestação de serviços, obras de recuperação, articulação com outras esferas de governo e a sociedade em geral.

Chuvas em Caruaru

Bairros como o Severino Afonso e no loteamento Três Bandeiras, no Boa Vista, houve registro de desalojados após as chuvas. De acordo com o monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), choveu em Caruaru 92,11mm desde o último sábado (18).

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru disse que está atuando em conjunto com a Defesa Civil para oferecer auxílio necessário a todas as famílias prejudicadas.

"Durante a madrugada as equipes percorreram bairros e realizaram abordagens sociais para identificar pessoa desalojadas. Até o momento, ninguém precisou ser encaminhado para os pontos de apoio da Prefeitura", explica a secretaria em nota.

Também houve alagamento em um condomínio de luxo que fica no bairro Nova Caruaru. Moradores registraram a situação por meio de vídeos publicados nas redes sociais.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias