Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

23/03/2021 às 00h47m - Atualizado em 23/03/2021 às 01h19m

Economia de Pernambuco tem alta em janeiro sobre dezembro

Agropecuária teve crescimento em todas as variações.

cana-de-acucar

A economia de Pernambuco seguiu tendência de alta e registrou crescimento pelo nono mês consecutivo. O Produto Interno Bruto (PIB) do estado teve incremento de 0,5% em janeiro em relação a dezembro na passagem mensal. O saldo também foi positivo quando se compara janeiro deste ano com o mesmo mês de 2020, com crescimento de 1,4%. Porém, quando se leva em consideração os últimos 12 meses, o PIB pernambucano continua em queda, com retração de 1,5%, o nono resultado negativo seguido e o pior desempenho desde maio de 2020.
 
“O resultado do crescimento de 1,4% em janeiro sobre o mesmo mês de 2020 mantém a inversão de comportamento mês a mês a partir de julho do ano passado, quando começou a ser positivo. Além disso tem a alta de 0,5% na variação mensal, mesma trajetória do final do ano. O resultado mostra que a agropecuária, mesmo tendo menor participação no PIB, de 3,5%, atravessou o ano da crise da pandemia bem”, disse Maurílio Lima, diretor de Estudos e Pesquisas da Condepe/Fidem.
 
Entre os setores, a agropecuária foi o que teve o melhor desempenho e puxou a economia para cima em todas as comparações. Na variação mensal, de dezembro para janeiro, a agropecuária registrou crescimento de 7,4%. Na comparação de janeiro deste ano com o mesmo mês de 2020, teve elevação de 15,2%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a alta foi de 20,7%.
 
A indústria foi outro setor que não parou durante a pandemia, mas teve queda de 1,2% entre dezembro e janeiro. Mas cresceu 8,2% sobre janeiro de 2020 e 1,4% no acumulado dos últimos 12 meses. “A indústria engloba a de transformação, construção civil e distribuição de gás, energia e água. A indústria passou o 2020, principalmente o segundo semestre, fortalecendo a economia do estado. Alguns setores foram mais atingidos pela pandemia, mas a indústria não parou”, afirmou Lima.
 
Já o setor de serviços, que representa 75% do PIB de Pernambuco, continua sofrendo os impactos da pandemia do coronavírus. Apesar de ter ficado na estabilidade entre dezembro e janeiro, com alta de 0,4%, teve queda de 1,1% na comparação com janeiro de 2020 e retração de 3,3% nos últimos 12 meses. “O setor terciário continua apresentando resultados negativos, mesmo com ligeiro crescimento. O comércio e serviços, principalmente o turismo, são os mais impactados e geram uma preocupação maior. Agora, com as novas medidas mais rígidas, deve impactar novamente no setor, que é o que tem o maior peso na economia e também o mais atingido. Isso deve contribuir para que o PIB do estado não reverta a situação para uma recuperação maior”, concluiu.
 
 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias