Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

30/03/2020 às 08h04m - Atualizado em 30/03/2020 às 08h36m

Coronavírus e o perigo da contaminação da água necessidade de reforço no tratamento

Sabendo da avassaladora capacidade de sobrevivência e transmissão do novo coronavírus, apresento uma preocupação minha (pode parecer paranoia) com as estações de tratamento de água.

agua-saude-torneira-coronavirus

Opinião de Josenildo Augusto da Silva – Bancário aposentado.

Ocorre que as barragens que fornecem água aos municípios são abastecidas pelas águas que vêm de outras cidades. Temos um agravante em nossa região que é o baixo índice de saneamento básico/tratamento de esgotos. Assim, as águas contaminadas que estão a montante das barragens descem contaminadas até o próximo município. Ao meu ver existe a necessidade urgente de um reforço no cloro e outros produtos de desinfecção da água.

É público e notório que o vírus consegue sobreviver por até 03 dias em alguns materiais, imagine na água!  Ora, se estão desinfetando até os vasos sanitários usados por pessoas portadoras do vírus, imagino, com razão, que o vírus pode ser transmitido através da água contaminada com coliformes fecais. Se a água contaminada vem pelos canos de nossas casas, imagine a tragédia! No mesmo raciocínio, segue-se que, se tomarmos banhos, escovarmos os dentes e lavarmos as mãos com água contaminada não estaremos tendo nenhuma vantagem ou proteção.

Manifesto a todos a minha preocupação, mas não sou cientista ou estudioso do assunto, mas um mero bacharel em administração. Manifestei minha preocupação a várias autoridades, estou anexando uma cópia da mensagem/ocorrência que fiz junto ao governo do Estado.  Tem chegado resposta para mim, mas não com decisões de providencias ou respostas que me tranquilizem sobre o assunto, daí a minha preocupação, pois o assunto exige urgência de esclarecimento e, se for o caso, providências. Uma ocorrências/protocolos é a de n. 202024658, registrada na www.ouvidoria.pe.gov.br.

Peço ao povo que, em virtude da demora na resposta das autoridades sobre do assunto, solicitem informações sobre o problema levantado. Perdoem-me se eu estiver errado, mas diante de um quadro ameaçador à vida, todo cuidado é justificado.

 

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias