Black Friday Ubannet

06/04/2019 às 05h20m - Atualizado em 06/04/2019 às 07h43m

Nazaré da Mata recebe 6ª edição da Caravana da Educação

Circuito de atividades envolveu polos cultural e esportivo, além da pactuação de metas, debate que busca otimizar os resultados da educação de Pernambuco

caravana_da_educacao

As ações da Caravana da Educação chegaram, nesta sexta-feira (05.04), ao município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. O governador Paulo Câmara acompanhou as atividades do circuito, integrado pelos polos cultural e esportivo e pela reunião de pactuação de metas, que acontece simultaneamente. A ação está em sua 6ª edição de 2019 e já percorreu as quatro gerências regionais da Região Metropolitana do Recife (RMR). A expectativa é contemplar todas as 16 GREs de Pernambuco até o final do semestre. 

“A Caravana da Educação é uma ação de olhar para o futuro. São 12 anos de construção em que já ultrapassamos muitos obstáculos, mas estamos em um caminho que nos mostra que é possível mudar a educação pública para melhor. A caravana busca isso: pactuar metas para o ano de 2019 e unir elementos que elevam a ação, que são a cultura e o esporte. E temos que preservar isso cada vez mais, pois é com esse trabalho que vamos diminuir e superar as dificuldades”, afirmou o governador. 

Gestores e alunos se reuniram na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Dom Vieira, onde foi realizada a pactuação de metas, atividade que, além de discutir as estratégias e prioridades para o ano, oportuniza também o aprimoramento das metas para os avanços da educação em Pernambuco. O encontro reuniu todos os 62 gestores escolares da GRE Mata Norte e foi comandado pelo secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio. Ainda na EREM Dom Vieira foi realizado o Polo Cultural, que contou com apresentações de dança, cordel e interpretações musicais, além do coral da EREM Confederação do Equador. 

Ao mesmo tempo em que aconteciam a pactuação de metas e o polo cultural na EREM Dom Vieira, a Escola Dom Carlos Coelho recebia o polo esportivo, no qual  os estudantes participaram de atividades esportivas como handebol, queimado, pega cone, barra-bandeira e xadrez, além de zumba e capoeira.

Nesta edição da Caravana, alguns atletas convidados entregaram kits esportivos à escola. Entre eles, Ana Luiza Borges, atleta de xadrez, campeã dos Jogos Escolares de Pernambuco e terceira colocada nos Jogos da Juventude 2018, e Roberth Lucianno, atleta de Tiro Esportivo. Ele é beneficiário do Programa Time PE e tricampeão da modalidade, além de ocupar a segunda posição no ranking nacional. O polo também contou com a presença de Adriana Salazar, ex-nadadora e primeira pernambucana a participar de uma olimpíada.

O secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio, frisou que a caravana, serve para comemorar os avanços da educação de Pernambuco e também como um momento de planejar o futuro e, assim, garantir passos ainda maiores nesse sentido. “A caravana faz parte do modelo de gestão do Estado e é um dos momentos mais importantes, pois avaliamos nossos progressos e discutimos nossos desafios. É um trabalho para envolver professores, estudantes e a comunidade escolar. Todos juntos. É assim que fazemos a diferença”, justificou Amâncio. 

A estudante Raiane Kessia, do 3° ano do Ensino Médio da EREM Dom Vieira, destacou o momento do polo cultural, do qual fez parte. Ela contou que os alunos fizeram reuniões, ensaiaram e se prepararam para que as apresentações saíssem perfeitas. “Foi algo muito incrível para a nossa escola e muito marcante. Foi um prazer ser a escola escolhida para que esse polo pudesse acontecer. Foi de arrepiar”, disse. 

Acompanharam o governador o deputado federal Danilo Cabral; os deputados estaduais Paulo Dutra, Antônio Moraes e Antonio Fernando; os secretários-executivos de Educação Ednaldo Moura, Severino Andrade e Ana Selva; os secretários-executivos da Casa Civil Zé Maurício e Eduardo Figueiredo; os prefeitos Nino (Nazaré da Mata), Judite Botafogo (Lagoa do Carro), Tarcisio (Chã de Alegria), Guiga (Vicência), Graça do Moinho (Lagoa de Itaenga) e Fabinho (Buenos Aires). 

Foto: Hélia Scheppa/SEI

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias