Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

09/04/2015 às 14h49m - Atualizado em 19/07/2017 às 16h53m

Portal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) tem 12,5 mil vagas de emprego para Pernambuco

Ferramenta, lançada ontem, permite que cidadão procure e se candidate a emprego diretamente nas opções existentes

Serviço deve evitar que candidatos às vagas se desloquem até as agência de trabalho.

Os pernambucanos em busca de uma vaga de trabalho contam agora com o Portal Mais Emprego para auxiliá-los na procura. A ferramenta foi lançada ontem pelo Ministério do Trabalho (MTE) e permite que o próprio cidadão pesquise e se candidate diretamente às vagas existentes no Sistema Nacional de Emprego (Sine). Nesta primeira semana de atividade, o site já reúne 12.521 vagas apenas em Pernambuco. A expectativa é que o portal ofereça 2,6 milhões de oportunidades de trabalho em todo o país até o final do ano.

Na página, também é possível conferir o andamento do seguro-desemprego, oportunidades de qualificação profissional, inclusive no Pronatec, e abono salarial. Já os empregadores locais poderão usar o site para disponibilizar vagas e cursos e repassar os dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged).

Para se cadastrar no portal, é preciso ter no mínimo 14 anos de idade, informar o número de identidade, da carteira de trabalho e do Programa de Integração Social (PIS) ou o Número de Identificação do Trabalhador (NIT). Também é necessário informar a formação acadêmica e os cursos profissionalizantes realizados, além do seu perfil, pretensão e experiências profissionais, com e sem comprovação. O campo pretensão profissional é o local de preenchimento das vagas de emprego que o trabalhador deseja concorrer. É possível informar até seis cargos. O cadastro é gratuito tanto para empregados quanto para empregadores.

Márcio Borges, coordenador geral do Seguro-Desemprego e Identificação Profissional do MTE, explica que além disso tudo, o portal também irá permitir que o trabalhador obtenha dados do PIS e que as empresas enviem o requerimento do seguro-desemprego pela internet, substituindo assim o preenchimento manual pelo eletrônico.

“Essa aplicação exige o uso da certidão digital, o que dá maior confiabilidade das informações prestadas pela empresa”, afirmou. Os empreendedores podem se cadastrar através do número do CNPJ ou do CPF, ofertar as vagas de emprego e selecionar os trabalhadores para entrevista.

Caso o empregador já tenha comparecido a uma agência do Sine, o cadastro já estará automaticamente preenchido, então será necessário apenas verificar se as informações precisam de atualização. Dezoito estados estão em participando do portal. Entre eles, Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Piauí. Para acessar entre em http://maisemprego.mte.gov.br/.


Com informações do Diário de Pernambuco
Foto: Bernardo Dantas/DP/D.A Press

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias