Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

12/04/2018 às 11h02m - Atualizado em 13/04/2018 às 10h33m

OAB Timbaúba completa 20 anos e homenageia advogados que se destacam em todo Estado de Pernambuco

O evento realizado na Faculdade de Timbaúba contou com a presença do presidente da OAB-PE, Ronnie Duarte, presidente da OAB Timbaúba, Antônio Apolinário, e membros da antiga diretoria.

oab1

A Ordem dos Advogados do Brasil, subseccional de Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco, comemorou nesta terça-feira (10), o seu 20º aniversário. O presidente, Antônio Apolinário, compartilhou a dada com todos os colegas advogados, profissionais da área do direito, ex-presidentes da Ordem local, autoridades e convidados.

O atual presidente, Ronnie Preuss Duarte, ex-presidentes e vários membros da diretoria da Seccional de Pernambuco também estiveram presentes. O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Timbaúba. Entre as autoridades presentes estavam os desembargadores, Sílvio Neves Baptista Filho, do TJ-PE, e Carlos Eduardo Gomes Pugliesi, do TRT-PE; Dr. Marcos Vasconcelos, advogado e representante da Loja Maçônica Obreiro do Norte; os vereadores Paulinho de Genésio e Fellipe Vasconcelos representaram a Câmara Municipal de Timbaúba.

oab5

Foram chamados pelo cerimonialista e advogado Daslan Melo Lima para compor a mesa, o presidente da subseccional, Antônio Apolinário, presidente da OAB-PE, Ronnie Duarte, e os ex-presidentes, Pedro Henrique, Reynaldo Alves, Jayme Asfora, Henrique Mariano e Aluísio Xavier, responsável pela criação da subseccional de Timbaúba. Emanuel Jairo Fonseca de Sena, presidente OAB-Goiana, representou as demais subseccionais de Pernambuco. Também participaram Bruno Baptista, da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco - CAAP, Carlos Neves, da Escola Superior da Advocacia - ESA, e Helder Pessoa Macedo, Conselheiro Seccional.

Outros convidados a compor a mesa foram a doutora Josefa Fulgêncio Pereira Soares, primeira presidente da subseccional, Manoel Jerônimo de Melo Neto, Defensor Público Geral de Pernambuco, doutor João Elias da Silva Filho, promotor de Justiça de Timbaúba, doutor Antônio Moraes, deputado estadual, o Executivo Municipal foi representado pelo Secretário de Governo, doutor Tito Moraes, e a vereadora Marileide Rosendo (Balazinha), representou o deputado federal, Marinaldo Rosendo.

oab2

Dr. Antônio Apolinário, em seu discurso agradeceu aos ex-presidentes, excepcionalmente aos primeiros diretores em 1998, tendo a advogada Josefa Fulgêncio, a primeira presidente da classe. O agradecimento foi extensivo a atual diretoria regional e estatual, o presidente também ratificou a importância da entidade.

 

oabb

Ronnie Duarte e Antônio Apolinário entregaram a Comenda Luiz Virgílio de Aguiar a várias personalidades do meio jurídico, entre eles os desembargadores, Sílvio Neves Baptista Filho, do TJ-PE, e Carlos Eduardo Gomes Pugliesi, do TRT-PE. Os timbaubenses Martinho Virgílio de Aguiar (Filho do ilustre jurista que empresta o nome a Comenda), Severino Gomes da Silva (Tiba), João Marcelo Gomes Ferreira, Daslan Melo Lima, Antônio Ferreira Duarte filho e Ana Maria Guerra Pereira.

As personalidades agraciadas com a medalha comemorativa ao vigésimo aniversário da OAB-Timbaúba foram os advogados e advogadas: Josefa Fulgêncio, Carlos Eduardo, Luciana Vasconcelos, Aluísio Xavier, Jaime Asfora, Henrique Mariano, Pedro Henrique, Helder Macedo, Bruno Baptista, Carlos Neves e Ronnie Duarte.

Em seu discurso Ronnie Duarte reiterou o compromisso da Ordem com a interiorização.

 

oab6

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Bruno Baptista, que possivelmente será o candidato da situação a presidência da OAB-PE, nas eleições deste ano, falou sobre o evento com exclusividade ao Timbaúba Agora.

Doutor Virgílio Luiz Aguiar

Nasceu em 1916, na comunidade de Manuel de Matos, no município de Itabaiana, na Paraíba. Aos 20 anos de idade, foi para João Pessoa, na capital paraibana, onde trabalhou durante o dia e estudou a noite. Em seguida, voltou para Itabaiana e se casou. Em Recife, capital de Pernambuco, Virgílio Luiz Aguiar morou de 1939 a 1941. Após morar na Veneza Brasileira, fixou residência em Timbaúba até a sua morte em 2011 aos 94 anos.

Virgílio Luiz de Aguiar trabalhou na Prefeitura de Timbaúba e exerceu a função de diretor de obras por 38 anos. Pelos menos 50% das obras do município teve a sua participação. Durante quatro legislaturas foi vereador de Timbaúba. Nessa época, o vereador não era remunerado. Durante muitos anos foi colaborador do Timbaúba Jornal.

Virgílio fundou em 1950 o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil no qual foi presidente. Cursou uma faculdade em 1977 e formou-se em direito com 61 anos de idade. Ele foi advogado até pouco tempo antes de falecer e trabalhou em Timbaúba e cidades circunvizinha.

Atual diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, subseccional Timbaúba

Presidente: Antônio Luiz de Moura Apolinário
Vice-presidente: Fenando Andrade Ferreira
Secretário Geral: William Ferreira de Melo
Secretária Geral Adjunta: Maria de Fátima Estevam de Pontes
Tesoureira: Lucyana Cristina Costa de Vasconcelos

Jurisdição:
Aliança; Buenos Aires; camutanga; Ferreiros; Macaparana; são Vicente Férrer e Vicência.

Por: Reginaldo Silva
Fotos: Comunicação OAB-PE

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias