Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

17/04/2023 às 20h11m - Atualizado em 17/04/2023 às 21h47m

Alepe apresenta estudo sobre situação da Transnordestina

Documento orientará Frente Parlamentar em um calendário de ações sobre o projeto da ferrovia

joao_paulo

A Consultoria Legislativa da Alepe (Consuleg) concluiu um estudo sobre a situação da ferrovia Transnordestina abordando a contextualização das obras e encaminhamentos a serem adotados pela Frente Parlamentar que trata do tema na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O documento foi apresentado nesta segunda (17/04) na reunião do colegiado que tem o deputado João Paulo (PT) como coordenador.

Dados como o aporte financeiro já destinado à ferrovia - algo em torno de R$ 6 bilhões - composição do traçado original e alterações adotadas, entre outras informações, constam no estudo de 22 páginas elaborado pela Consuleg. A partir da apresentação do documento, a Frente Parlamentar seguirá um calendário de ações com uma primeira agenda prevista para 15 de maio que será a apresentação do impacto econômico da exclusão de Pernambuco da Transnordestina e possibilidades de construção do ramal Salgueiro-Suape.

O estudo da Consuleg sugere pedidos de informações aos órgãos envolvidos no projeto da ferrovia, como cópias dos processos do TCU referentes à obra e documentos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Recomenda, ainda, reuniões com a bancada federal e representantes do ANTT, TCU, Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Complexo de Suape, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e empresas envolvidas no empreendimento.

De acordo com o coordenador da Frente, deputado João Paulo, as sugestões da Consuleg serão "encaminhadas aos órgãos envolvidos e orientarão o calendário de atividades da Frente Parlamentar". O deputado informou ainda que o Governo Estadual será convidado a prestar esclarecimentos das ações do Executivo sobre a ferrovia.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias